13 de abril de 2011

* Pare, pense, reflita, reze ... Estamos na Quaresma.


Você está passando por algum sofrimento? Está desempregado? Está doente ou com algum parente ou amigo doente? Está endividado? Está com estresse, depressão, síndrome do pânico? Está com medo do futuro e sem esperança? Não consegue enxergar a luz no fim do túnel? Está cansado de tanta violência? Cansado de tantas notícias ruins no rádio e na televisão? Está cansado de ouvir falar em terrorismo e guerra? 

O que mais está te preocupando além de tudo isso que você acaba de ler? Pense um pouquinho em você, na sua vida. Como você está? Como você se sente agora? Está tudo bem? Sua vida está como você gostaria que estivesse? Não quero, com estas perguntas, estar criando mais problemas do que já temos. A idéia é simplesmente pensar em tudo o que pode estar "atrapalhando" nossa vida, tirando nossa paz e tranqüilidade. Não quero que ninguém fique procurando "pêlo em ovo". Mas, pare um pouquinho e faça esse exercício: pensar em sua vida nos termos colocados acima.

Quantos problemas podemos encontrar, não é verdade? Quanta dificuldade, desânimo, desespero. Às vezes temos a sensação de que a nossa vida nunca vai mudar. Até pensamos: "a vida é assim mesmo", "não adianta reclamar", não adianta buscar ajuda", "Deus se esqueceu de mim", "Deus não existe". Enfim, estamos totalmente desanimados e desmotivados com a nossa vida. E isso, infelizmente, está muito comum nos dias de hoje.

Porém, não fique bravo comigo, mas na minha opinião o maior culpado dessa situação deprimente que podemos estar vivendo somos nós mesmos. Somos mestres em fazer "tempestade em copo d'água", somos mestres em "catastrofizar" os problemas em nossa vida. Olhamos para uma formiga, mas é como se estivéssemos vendo um dinossauro com a boca escancarada cheia de dentes pronto para nos devorar. Exagero meu? Acho que não.

Porque agimos assim? Porque ficamos presos a essa mentalidade destruidora? Porque não conseguimos sair dessa "roda viva"? Será que é o mundo lá fora que nos sufoca? A culpa é dos políticos? Do Governo? Do patrão? Do empregado? Da polícia? Meu Deus, de quem é a culpa? Eu digo que na maioria das vezes não achamos o culpado pela nossa situação e acabamos culpando sabe quem? Deus. Ele mesmo! Pensamos: "É a vontade de Deus". Ou seja, inventamos essa desculpa pela nossa falta de coragem e de ânimo. Tudo isso porque nos esquecemos que temos uma força interior maior que muitas bombas atômicas juntas. Nos esquecemos que temos o poder de mudar tudo à nossa volta.

Nos esquecemos que somos Batizados e que, portanto, temos a força e o poder de Deus em nós. Nos esquecemos de que o Espírito Santo que habita em nós quer agir em nossa vida e, preste atenção no detalhe, agir em nosso favor!

Mas, infelizmente o mundo exterior parece ser mais forte do que o nosso mundo interior. Deixamos o mundo exterior nos envolver de uma tal forma que acabamos ofuscando a luz do Espírito Santo que habita em nós. Acabamos com única força e poder que realmente pode nos levantar, nos "tirar do buraco".

E, agora, a pergunta mais importante de todas: como está a sua relação com Deus? Como está a sua intimidade com Deus? Como está a sua vida de oração? Depois de refletir sobre essas perguntas faça um exercício diferente. Pense em Deus querendo agir na sua vida e o porquê de Ele não conseguir transformá-la. Porque será que Deus não está conseguindo atingir o seu coração? O que pode estar impedindo a ação de Deus em sua vida? Pense! Pense! Pense! Não tenha medo das respostas. O Espírito Santo estará te iluminando e mostrando todas as barreiras possíveis e imagináveis que criamos para impedir que Deus se manifeste de maneira gloriosa em nossa vida.

Cássio Abreu




Eis que estou à porta e bato:
se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta,
entrarei em sua casa e cearemos,
eu com ele e ele comigo.

(Apocalipse 3, 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.