21 de maio de 2011

* São João 14, 1-12.


Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.  Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...  Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.  Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.


Lidas neste tempo litúrgico de Páscoa, as palavras do Senhor :"Não vos preocupeis... vou preparar um lugar para vós... depois voltarei e vos levarei comigo... Eu sou o caminho, a verdade e a vida..."

Jesus é o caminho porque é o único "mediador" da Salvação; é a verdade porque é o "revelador" do projeto de Deus; é a vida porque é o "Salvador", que nos dá a vida de Deus que ele possui. Por isso: "Ninguém pode chegar ao Pai senão por mim".

Resumindo, a igreja é:
- é um povo organizado, em que os membros têm diferentes tarefas, tais como o serviço da caridade, da palavra e do culto;
- é um edifício espiritual, em que Cristo é a pedra fundamental e nós pedras vivas;
- é um povo peregrino que caminha para Deus, sob a guia de Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

Que casa é esta, onde Jesus preparou muitas moradas? O Paraíso, onde teremos antecipadamente uma cadeira numerada? Não, a casa do Pai é a comunidade dos seguidores de Jesus (Igreja), onde Cristo é a "pedra angular" e nós devemos ser "pedras Vivas". É a comunidade cristã, onde há "muitos lugares", muitos serviços, muitas funções a serem desempenhadas...

Ainda hoje há muitas moradas nessa casa do Pai... E muitos lugares de trabalho preparados por Jesus, continuam desocupados... E "nessa casa", há vagas! Por que será? Desinteresse? Falta de oportunidade?

Cristo continua presente ainda hoje através da sua igreja. Nela, somos, de fato, "pedras vivas", atuantes... desempenhando nossa função? Somos uma comunidade organizada, que partilha responsabilidades,  que procura ser uma resposta atual ao homem de hoje: com um conselho que planeja, revê, anima e dá oportunidade a todos, com pastorais atuantes, com movimentos que vivem uma espiritualidade própria, mas em comunhão com a comunidade... com ministérios que animam os diversos setores...

Cristo garante: "Estou convosco... Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." Caminho que devemos percorrer com os irmãos; verdade que devemos proclamar ao mundo carente da Luz divina; vida que devemos defender e cuidar...

Podemos  refletir sobre o assunto:
- Que tipo de igreja estou ajudando a construir na minha comunidade?
- Ou fico apenas olhando de longe, criticando... e não assumindo o meu lugar?

Padre Antônio Geraldo Dalla Costa

Um comentário:

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.