18 de outubro de 2011

* 18 de outubro - Dia de São Lucas, Patrono dos Médicos e Cirurgiões.


São Lucas, o escritor do Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, foi identificado por São Paulo como  "Lucas, o médico amado" (Colossenses 4:14). Sabemos  alguns outros fatos sobre a vida de São Lucas a partir das Escrituras e dos historiadores da Igreja primitiva.

Acredita-se que São Lucas nasceu  de um grego e um gentio. No seu Evangelho, mostra especial sensibilidade com a evangelização dos gentios.  É apenas em seu Evangelho que ouvimos a parábola do Bom Samaritano. De acordo com a Igreja primitiva, o historiador Eusébio diz que São Lucas nasceu em Antioquia, na Síria.

Em nossos dias, é fácil supor alguém médico ser rico, mas os estudiosos têm argumentado que São Lucas poderia ter nascido escravo.  Naquela época, não era incomum as famílias proprietárias de escravos, educá-los nas artes da medicina, para terem um médico de família sempre a disposição. Não só temos a palavra de São Paulo, mas do históriador Eusébio, São Jerônimo, São Irineu e Caio, um escritor do século II, e todos referem-se a São Lucas como médico.

Não sabemos nada sobre sua conversão, mas sabe-se através da linguagem de Atos dos Apóstolos onde e como ele conheceu São Paulo. Foi  um companheiro fiel, pois permaneceu com São Paulo até mesmo quando este foi preso em Roma por volta do ano 61 d.C.

São Lucas deve grande parte das informações e da inspiração que teve ao escrever o Evangelho e o Atos dos Apóstolos,  justamente a sua ligação estreita com São Paulo e seus companheiros, como ele explica na introdução do Evangelho: “Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo. (Lucas 1, 1-3)”

É no seu Evangelho que encontramos uma perspectiva única de Jesus que não é encontrada em nenhum dos outros Evangelhos. Encontramos o relato dos seis milagres e das dezoito parábolas. Seu Evangelho é por excelência o Evangelho dos Pobres e o que mais clama pela justiça social. Ele é aquele que conta a história de Lázaro e do homem rico que o ignorou. São Lucas é o único que usa "Bem-aventurados os pobres" em vez de "Bem-aventurados os pobres de espírito" nas bem-aventuranças.  Ele também tem uma forte conexão com as mulheres da vida de Jesus, especialmente Sua Mãe, Maria. Seu Evangelho é o único que narra a Anunciação, a visita de Maria a Santa Isabel,  a apresentação no Templo, a história do desaparecimento de Jesus em Jerusalém e o Magnificat, onde Maria proclama que "Deus derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos (Lc 1:52-53)." Temos que agradecer a São Lucas pelas palavras de saudação do Anjo Gabriel: "Ave Maria cheia de graça" na Anunciação, e "Bendita és tu e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus", falada por sua prima Isabel.

Perdão e misericórdia divina para os pecadores é também de grande importância para São Lucas (Parábola do Filho Pródigo). Somente em Lucas vemos a história da mulher sendo perdoada por lavar os pés de Jesus com suas lágrimas. Ao longo do Evangelho de Lucas, Jesus fica ao lado do pecador que procura a misericórdia de Deus.

Os relatos de vida de São Lucas, após a morte de São Paulo são conflitantes. Alguns escritores afirmam que ele foi martirizado, outros dizem que ele viveu uma vida longa. Alguns dizem que ele pregou na Grécia, outros na Gália. A tradição mais antiga que temos diz que ele morreu aos 84 d.C. na Beócia, depois de se instalar na Grécia, para escrever o seu Evangelho.

Também diz que São Lucas teria sido um pintor, mas os fundamentos dessa afirmação são irrisórios. Muitas imagens de imagens de Maria apareceram séculos mais tarde, afirmando-o como um pintor, mas foram provadas que  não são de sua autoria. Devido a esta tradição, porém é considerado padroeiro dos pintores de retratos e dos escultores. Sua festa é em 18 de outubro.

Ele é freqüentemente mostrado com um boi ou um bezerro, porque esses são os símbolos do sacrifício - o sacrifício que Jesus fez para todo o mundo.

São Lucas é o padroeiro dos médicos e cirurgiões.



Glorioso são Lucas,
que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo
para escrever seu Santo Evangelho,
rogai por todos nós,
para que sejamos sempre fiéis
estudiosos das Sagradas Escrituras
e confiantes seguidores de Cristo.

São Lucas,
intercedei por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.