12 de outubro de 2011

* Educar é um ato de amor.

Criando uma criança feliz ...


Uma frase referenciada a Jacqueline Kennedy Onassis é a de que os pais podem ter  todo o sucesso em suas vidas, mas se fracassaram na educação de seus filhos, fracassaram em tudo.

Esse é sem dúvida o principal objetivo de pais responsáveis. A felicidade de seus filhos.

Qual o segredo para alcançar com sucesso esse mérito?

Quando uma mulher descobre que está grávida já inicia o processo de preparar um novo ser e a responsabilidade com sua felicidade.

Os preparativos para a chegada não garantem que depois de seu nascimento ela será feliz. Não é a quantidade ou a cor do enxoval, nem o nome escolhido que vão garantir isso.

Educar uma criança é uma das tarefas mais importantes que um ser humano pode assumir.

Desempenhar esse papel é uma grande responsabilidade e deve ser executado com muito cuidado.

A maioria dos pais se sentem culpados por não saberem exatamente como proceder. Elas não vêm com manual de instruções.

São tolerantes demais e permitem que elas ajam como querem e perdem o respeito pelos pais.

Disciplina é estrutura

Crianças precisam de disciplina e estrutura. Precisam ser corrigidas quando agem indiciplinadamente. Os pais têm que parar de se sentirem culpados por corrigir o comportamento de seus filhos.

Disciplina é uma ferramenta maravilhosa para educar crianças felizes.



• A punição deve estar de acordo com a travessura (não fez a lição, não vai brincar, por exemplo).
• Não prometa coisas que não pode cumprir (se você se comportar, compro uma bicicleta).
• Use uma disciplina adequada à idade (não vá proibir uma criança de brincar, se ela ainda não compreende que isso é uma punição por sua travessura).


A idéia não é diminuir a auto-estima da criança ou fazê-la sentir-se envergonhada, mas sempre corrija seu mau comportamento na hora. Ela tem que saber por que está sendo repreendida.

Quando tudo é permitido ela fica desorientada e se sente muito infeliz. Além do mais, os outros não a tratam com carinho. Ninguém gosta de crianças mal educadas.

Crianças que dominam os pais

É muito desagradável, em lugares públicos, crianças que gritam esperneiam, se jogam no chão e os pais ficam estáticos, parecem fantoches, sem reação.

A criança os domina. Eles perderam o controle sobre aquela pessoa. Isso não é bom nem para os pais, nem para as crianças e muito menos para as pessoas que estão naquele espaço público e tem que presenciar aquela demonstração de falta de educação.

Evite usar no final de uma frase de repreensão as palavras "está bem ou "ok", pois elas dão um sentido de que ela pode escolher se concorda ou não com o que você disse. Exemplo: "Está na hora de ir pra a cama". E não "Está na hora de ir para a cama, está bem?"

Compreendendo o mundo à sua volta



Faça-a compreender o que você espera dela. Seu comportamento com as pessoas, com as coisas dos outros, com as suas coisas, suas tarefas escolares e em casa. Ela tem que ter noção do que é sua obrigação, mesmo sendo uma criança. Que a vida é feita de regras e que ela também tem que segui-las.

Quando for sair com ela, especifique quais os lugares, que estarão visitando e que não irá comprar nenhum doce ou brinquedo. Assim, ela já sabe o que pode pedir e esperar. E você não terá que lidar com comportamentos inesperados por parte dela.



Crianças não são o centro do mundo

Esportes a ajudam a assimilar regras de disciplina e hierarquia. a trabalhar em equipe, entendendo que ela não é o centro das atenções e especialmente que o mundo não gira ao seu redor.

Os pais querem fazer o melhor pelos seus filhos, mas às vezes exageram e estragam. Amor não deve ser representado por presentes e tolerância zero. Atitudes firmes são sinais de preocupação e carinho com quem amamos.

A felicidade não está relacionada com deixar a criança fazer o que quer.

Quem ama cuida, educa, orienta e dá carinho também. Muito. Mas na hora certa.


O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.