29 de maio de 2011

* São João 14, 15-21.


Se me amais, guardareis os meus mandamentos.  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.  É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.  Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.  Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. 

21 de maio de 2011

* Bem-aventurada Irmã Dulce dos Pobres!


Maria Rita Pontes – Irmã Dulce – nasceu em Salvador da Bahia em 26 de maio de 1914 e foi ao encontro de Deus em 13 de março de 1992 após 16 meses de sofrimento pacientemente suportado e ofertado. O Anjo Bom da Bahia que andava pelas ruas de Salvador recolhendo pobres e donativos é a Bem-aventurada Irmã Dulce. Ouvindo o povo que a amou e com ela aprendeu a misericórdia, a Igreja a proclamou Bem-aventurada em 22 de maio de 2011, em liturgia celebrada em Salvador. Seu nome de Santa é Bem-aventurada Dulce dos Pobres, Bem-aventurada Irmã Dulce dos Pobres.

* São João 14, 1-12.


Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.

19 de maio de 2011

* O hino mais antigo da América foi dedicado a Nossa Senhora.



Um dos mais antigos hinos da América foi composto para Nossa Senhora:
o "Hanaq Pachaq", o "Reino dos Céus" na língua quéchua, dos incas, é a primeira obra polifônica composta no Novo Mundo (1610).

16 de maio de 2011

* Por que as pessoas gritam?


Uma das promessas mais belas de toda a revelação é quando Jesus nos afirmou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada" (Jo 14,23). No Antigo Testamento, Deus acompanhava o povo de Israel nas brigas e no caminho pelo deserto; na conquista de Canaã assim como no desterro de Babilônia. Deus Pai fez contruir um templo em Jerusalém, onde Ele sempre estaria presente com Seu povo.

14 de maio de 2011

* São João 10, 1-10.



Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.

9 de maio de 2011

* Senhor, proteja todas as mamães do mundo!



Te agradeço, Senhor, pela mãe que o Senhor me deu ...
Sou grato a ela desde o dia em que me concebeu ...

8 de maio de 2011

* Um pouco mais de ternura... e respeito!


Grande e internacional é a mulher do oito de março; poética e carinhosamente ovacionada, a do segundo domingo de maio. Duro mesmo é brilharem as duas em uma só estrela, no miúdo dia-a-dia. Mulher e mãe parecem constituir realidades inconciliáveis. Pior: conflitantes. Grave conflito este que opõe realidades profundamente associadas na dimensão da pessoa-mulher. E uma vez que se perdeu a noção da pessoa integral, talvez se tenha criado um dos maiores obstáculos para obter, com o movimento feminista, autênticas conquistas. 

* São Lucas 24, 13-35.


Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.  Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado.  Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles.  Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.   

* Maio: mês de Maria e mês das Mães.



Textos de São Josemaria

De uma maneira espontânea, natural, surge em nós o desejo de conviver com a Mãe de Deus, que é também nossa mãe; de conviver com Ela como se convive com uma pessoa viva, porque sobre Ela não triunfou a morte; está em corpo e alma junto a Deus Pai, junto a seu Filho, junto ao Espírito Santo.

2 de maio de 2011

* João Paulo II é beatificado em Roma.


O Papa Bento XVI proclamou Beato, João Paulo II, seu antecessor, em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano. Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração, informou a polícia de Roma. O polonês, Karol Wojtyla, foi nomeado PAPA em 1978 e morreu aos 84 anos em 2005.

1 de maio de 2011

* São João 20, 19-31.

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco! Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. 

* A vida do Papa João Paulo II.


O filme A VIDA DO PAPA JOÃO PAULO II, contando a trajetória desse grande nome do séc. XX será exibido na Bandeirantes  e na Tv Aparecida, neste domingo, 1º de maio, quando o Vaticano realiza a sua beatificação.