31 de julho de 2011

* Caminhos de Existência - Sempre Deus em tudo ...


PELO CAMINHO DA RELIGIOSIDADE TRADICIONAL
 
Não raro ouvimos de pessoas tradicionais: éramos felizes e não sabíamos! Muita coisa faltava. Na maioria dos lares reinava a sobriedade, se não a pobreza. Pais e filhos numerosos disputavam espaços exíguos. 

* São Mateus 14, 13-21.


A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé. 

24 de julho de 2011

* São Mateus 13, 44-52.



O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.  

17 de julho de 2011

* São Mateus 13, 24-43




Jesus propôs-lhes outra parábola:

O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.  Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio.

9 de julho de 2011

* São Mateus 10, 24-33.


O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.  Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa! 

6 de julho de 2011

* Maria Goretti, a pequena flor do campo.



A família

Maria Goretti, familiarmente chamada Marieta, nasceu em Corinaldo, na diocese de Sinigaglia, na província de Ancona, na Itália, no dia 16 de outubro de 1890. Era filha de Luís Goretti e de Assunta Goretti, casal pobre, mas de grande fé.

3 de julho de 2011

* São Tomé, rogai por nós!


Ó Senhor,
peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédula
e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida.
Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé,
coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção:
“Meu Senhor e meu Deus!”

São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.

Amém.


3 de Julho - Dia de São Tomé.

* Carta a todos os povos da Terra.


O Sol me acordou dançando no meu rosto. Pela manhã, atravessou a palha da oca e brincou com meus olhos sonolentos. O irmão Vento, mensageiro do Grande Espírito, soprou meu nome, fazendo tremer as folhas das plantas lá fora. Eu sou Mutua, cacique da aldeia dos Xavantes. Na nossa língua, Xingu quer dizer água boa, água limpa. É o nome do nosso rio sagrado. Como guiso da serpente, o Vento anunciou perigo. Meu coração pesou como jaca madura, a garganta pediu saliva. Eu ouvi. O Grande Espírito da floresta estava bravo. Xingu banha toda a floresta com a água da vida. Ele traz alegria e sorriso no rosto dos curumins da aldeia. Xingu traz alimento para nossa tribo.

* Evangelho de São Mateus 16, 13-19.



Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?

 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.

1 de julho de 2011

* Quando a gente encontra Deus ...


"Quando a gente encontra Deus, coração não consegue calar,
vai aos outros, vai testemunhar ...
O quanto é bom viver de esperança.

Quando a gente encontra Deus,
quando vive de verdade o verbo amar,
pede perdão e perdoa..."

(Pe. Zezinho)