6 de novembro de 2011

* Evangelho Segundo São Mateus 5, 1-12a.


Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

 
Este Evangelho, conhecido como sermão da Montanha, é descrito por Mateus logo no início de sua narrativa da vida terrena de Cristo, onde Jesus já batizado por João Batista, anda pela Galiléia, pregando a boa nova, proclamando a chegada do Reino de Deus e convidando os homens de fé a segui-Lo.
 
Jesus, vendo a multidão que vinha de todos os lugares, sobe à montanha, que simbolicamente é um lugar próximo de Deus e de encontro com Ele.
 
A montanha simboliza, também, o monte Sinai, onde foi selada a Aliança com o povo hebreu que saiu da escravidão do Egito, e foi onde Moisés recebeu as tábuas da Lei (o Decálogo), a constituição do povo de Deus.
 
Agora, portanto, Jesus quer apresentar uma nova lei para o povo de Deus. Ele vai fazer uma Nova Aliança com os pobres e marginalizados do mundo todo, revelando que Deus deposita neles uma confiança ilimitada a ponto de confiar-lhes o Seu Reino, solidarizando-se com eles.
 
Deus falava as seu povo através de Moisés, e aqui Ele fala através do Mestre na montanha, por meio de Jesus que sentado, ensina como o Senhor, Aquele que tem autoridade.
 
A escolha desse texto para festejar o dia de todos os Santos deve-se ao fato de ele trazer o direcionamento para uma vida cristã plena, pois, trata-se das virtudes de Jesus, um conjunto de atitudes e ações que norteiam a vida do verdadeiro cristão.
 
Quando se fala em santidade, o mais comum é que as pessoas se remetam ao passado, lembrando dos santos que foram grandes mártires e construíram a Igreja de Jesus, e realmente suas vidas são exemplos que sempre devem ser lembrados e seguidos, e suas ações devem servir de foco para os cristãos de hoje, mas a santidade não está apenas no passado, também faz parte do presente, através da busca diária de cada cristão por fazer a vontade de Deus e, com isso, participar do Reino dos Céus e do futuro com a esperança de ser merecedor da Glória Eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.