25 de março de 2012

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 12, 20-33.

Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.  

Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus.

Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor.

Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.

Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conserva-la-á para a vida eterna.

Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.

Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo.

Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe.

Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.

Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.

E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.

Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.
 

Na intimidade de Jesus

O coração do discípulo de Jesus experimenta alegria quando chega aos seus ouvidos e ao seu coração as palavras do Evangelho de João.  Estamos adiantados na caminhada da quaresma. Em breve viveremos os dias da Semana Santa. João afirma no evangelho hoje proclamado: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado”.

Tentemos acompanhar alguns detalhes do texto proclamado e que nos levam à intimidade do Senhor.

Alguns gregos tinham ido a Jerusalém para adorar  durante os dias da festa. Exprimem um desejo a Filipe: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

As providências são tomadas, mas o texto não volta ao assunto e Jesus procura mostrar que sua hora chegou e que todos poderão ver seu aniquilamento e sua glória.

Na verdade este desejo de ver Jesus é também nosso. Não poderemos mais ver o traços do Jesus terrestre. Andamos, no entanto, ao encalço do Ressuscitado.

Queremos poder distinguir sua voz na Palavra que nos dirige, ver claramente sua presença nos sinais dos sacramentos e reencontrar seu semblante no rosto dos irmãos, mormente dos mais abandonados.

Queremos ver Jesus e, quando tudo tiver terminado, contemplá-lo no mistério da glória.

“Em verdade eu vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um  grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto”. 

Jesus é o grão lançado à terra, grão cheio de vida, grão que morre para retomar a vida e dar vida.

Estamos às vésperas da celebração do mistério da passagem. A morte esconde a vida. Os que tudo querem para si, que não são capazes de morrer ao seu pequeno mundo, mundo de seus interesses e de seus planos, não produzem fruto.

A semente morre para dar o trigo, o que se esquece de  si cuidando de um pessoa carente  e deficiente  ganha vida que vem do amor-morte, do amor-dedicação, do amor-consagração ao bem do outro. 

“Quem se apega  à sua vida, perde-a…”.

Somos discípulos do Senhor. “Se alguém me quer servir, siga-me e onde eu estou estará também o meu servo”. 

Os que querem ser discípulos vão surpreender, muitas vezes, o Senhor lavando os pés dos outros, cuidando de atender os pedidos dos doentes e abandonados.  Ser discípulo é servir. “Se alguém me serve meu Pai o honrará”.

O texto vai ganhando gravidade.  A hora de Jesus tinha chegado. 

Jesus se sente angustiado. Não pode e não quer pedir que o Pai o livre desta hora.  E do alto dos céus o Pai glorifica o Filho.  “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo”.

“É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra atrairei todos a mim”.

Os gregos que desejavam ver Jesus, quem sabe, foram instruídos a compreender que o rosto de Jesus estaria para ser desfigurado, mas que depois ganharia as luzes da glória.

Frei Almir Ribeiro Guimarães – Homilia dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.