22 de julho de 2012

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 30-34.


16º Domingo do Tempo Comum - A COMPAIXÃO DE JESUS. 

Os apóstolos reuniram-se a Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse: "Vinde vós, sozinhos, a um lugar deserto e descansai um pouco". 

Com efeito, os que chegavam e os que partiam eram tantos que não tinham tempo nem de comer. E foram de barco a um lugar deserto, afastado. Muitos, porém, os viram partir e, sabendo disso, de todas as cidades, correram para lá, a pé, e chegaram antes deles. 

Assim que Ele desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

 - Palavra da Salvação. 
- Glória a Vós, Senhor ! 

PALAVRA DE DEUS NA VIDA ... 

Temos que reconhecer que o comportamento de Jesus para com aquele povo carente é bem outro do nosso comportamento nesta vida corrida, na qual, primeiro somos nós; depois ninguém e, se houver espaço, podemos até dedicar um pouco do nosso tempo aos outros. Compaixão, porém, é fundamental na convivência humana. Não se trata apenas de ter bons sentimentos. É mais do que isso: é ser capaz de colocar-se no lugar do outro para sentir seus problemas e poder ajudá-lo com nossa presença amiga. Se não tivermos a solução, bastará ouvir o irmão com paciência, dar atenção, ficar do seu lado. Isto é exercer a compaixão (padecer com alguém, sentir o problema do outro). 

Por que Jesus “teve compaixão” daquele povo? Porque “estavam como ovelhas sem pastor”. Esse é o segredo. Não se trata de esperar que alguém que precisa venha a nós para pedir ajuda. Ajudar, neste caso, é ser solidário. Certamente, é muito bom. 

Mas se quisermos mais, se quisermos imitar Cristo e sermos “pastores” de alguém, precisamos ter sensibilidade e capacidade de compaixão para descobrir onde se encontram as pessoas perdidas na vida que andam desorientadas, “como ovelhas sem pastor”. 

Seguindo o exemplo do Senhor, haveremos de renunciar ao nosso sossego para oferecer nosso ombro amigo e toda a ajuda que estiver ao nosso alcance. 

PENSANDO BEM ... 
*Se estivermos de olhos abertos para a realidade, poderemos descobrir pessoas que fogem dos seus problemas e se afundam no vicio; jovens sem orientação de vida que procuram a felicidade lá onde ela não está; gente com fome e sede, não só de pão, mas também de Deus; famílias desunidas; crianças abandonadas nas ruas... Será quer não conseguiremos perceber que são “como ovelhas sem pastor”?

* Quem vai se colocar no lugar deles? Quem vai sentir o seu problema? Quem vai arriscar-se a perder seu tempo e seu sossego? Alguém poderia dizer que não faria isso nem por todo o dinheiro do mundo. Por dinheiro, não. Mas por amor a Deus e ao próximo, SIM. Se nós, cristãos, não fizermos isso, quem o fará, então? 

CONSELHOS DE UM BOM PASTOR ... 

Qualquer que seja a tua condição de vida, não te deixes prender pelo cerco estreito de tua família.
Uma vez por todas adota a família humana. 
Procura não sentir-te estranho em nenhuma parte do mundo. Sê um homem em meio aos homens.  
Que nenhum problema de qualquer povo te seja indiferente. 
Vibra com as alegrias e as esperanças de cada grupo humano. 
Faz teus os sofrimentos e as humilhações de teus irmãos de humanidade. 
Vive a escala mundial, ou melhor, a escala universal. 

(Dom Helder Câmara) 

PADRE CIRIACO MADRIGAL - Homilia Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.