7 de julho de 2013

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, 10, 1-12.17-20

Domingo, 7 de julho de 2013 - XIV Domingo do Tempo Comum ...

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.


E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.

Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!

Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'

Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.

Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O reino de Deus está próximo de vós'.

Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!'

Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade".

Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: "Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome".

Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.

Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

A MISSÃO EVANGELIZADORA ...

A liturgia deste domingo fala de missão e vem nos lembrar que o seguidor de Jesus deve ser, acima de tudo, missionário. Jesus instrui seus discípulos e os envia para a missão. É muito importante ressaltar esse detalhe.

Jesus orienta seus apóstolos, antes de enviá-los, porque sabe que o sucesso da missão depende de um trabalho consciente. Nenhum missionário pode iniciar seu apostolado sem preparo e sem os conhecimentos necessários.

Não basta boa vontade, nem dizer que o Reino de Deus está próximo e que os ramos secos serão queimados. Discursos inflamados, frases feitas e palavras bonitas não bastam. O efeito poderá ser o contrário do esperado. Qualquer atividade ou função, só podem ser exercidas por conhecedores do assunto, dai a necessidade de um bom preparo.

Jesus se preocupa em instruí-los, pois sabe que um missionário despreparado pode ser perigoso para o sucesso do Plano de Salvação. Ninguém é acreditado se não tiver argumentos claros, se não falar com convicção. Ninguém fala com convicção se não acreditar naquilo que diz. O trabalho missionário tem que estar alicerçado na fé, e isso é fruto da ação do Espírito Santo.

Parece que a pretensão de Lucas é mostrar o aumento considerável dos seguidores de Jesus. Afinal estamos falando de um aumento de quinhentos por cento no número de discípulos. Até então, só ouvíamos falar nos doze, agora são setenta e dois os enviados para pregar e preparar os caminhos. 

Apesar desse aumento, os operários são insuficientes em relação ao grande volume de trabalho. Jesus nos diz que a colheita é grande e que os operários são poucos. Não é preciso ser agricultor para entender este exemplo de Jesus. Ele fala de milhares de frutos que não podem permanecer esquecidos nos campos.

Há muito o que colher e se a colheita não for feita em tempo, toda produção poderá estragar-se. Se não os trouxermos para o celeiro, se não os protegermos da umidade e do calor do dia-a-dia, poderão apodrecer por excesso de chuva, ou ressecar e queimar por excesso de sol.

É uma luta contra o tempo. É caso de vida ou morte, pois se tratam de produtos perecíveis. Estamos falando daqueles milhares de irmãos que desconhecem o amor, a fraternidade e que nunca ouviram falar em perdão e misericórdia divina. São irmãos que estão secando, deteriorando-se, por desconhecerem Jesus e a misericórdia de Deus.

Mais uma vez Jesus ressalta o poder da oração e diz que é preciso suplicar para que o Pai mande ajuda. Manda-nos rezar para que o Dono da plantação envie mais vocações, mais trabalhadores. Jesus sabe que sem vocação, não existe missão.

Merece destaque o fato de Jesus tê-los enviados dois a dois. Com isso Jesus quer ressaltar que o anúncio da Boa Nova deve ser o grande objetivo da comunidade e que nada pode ser feito de forma isolada. O objetivo só será atingido através do trabalho conjunto, da união e da comunhão fraterna.

"Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos". Estas palavras demonstram que Jesus está preocupado, até mesmo com a integridade física de seus discípulos. Jesus os previne, porque sabe que nem sempre serão bem acolhidos e que serão alvos de perseguições e ataques dos lobos.

Hoje, o lobo perigoso chama-se sociedade, o homem público inescrupuloso e os inimigos da paz e da família. Eles são poderosos, interesseiros e violentos. A calúnia é a sua arma e o missionário seu maior rival. A arma para detê-los chama-se amor. A mansidão e a humildade do cordeiro se sobrepõem ao ódio do lobo. Os riscos são enormes, mas uma coisa é certa: O missionário jamais morrerá!


Jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.