27 de outubro de 2013

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 9-14.

Domingo, 27 de Outubro de 2013.

«Ó DEUS, TEM PIEDADE DE MIM, QUE SOU PECADOR!»

Naquele tempo, Jesus disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais:

«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos.

O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos.

Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.'

O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.'

Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

- Palavra da Salvação.

- Glória a Vós, Senhor!

A HUMILDADE COMO MEIO DE ELEVAR-SE A DEUS...

Amados irmãos, ao ler o evangelho de hoje eu fiquei muito feliz porque acredito que essa mensagem seja capaz de mudar de forma concreta as nossas vidas, pois, uma vez que passamos a compreender o sentido real e concreto do ATO DE SER HUMILDE e não apenas do CONCEITO DE HUMILDADE, podemos ser transformados interiormente e executar gestos no nosso cotidiano que irá nos proporcionar sentimentos bons e alegres. 

A SIMPLICIDADE é irmã da HUMILDADE e inimiga do
JULGAMENTO. Então, vou reproduzir os trechos da oração do fariseu e do cobrador de impostos para que vocês ao lê-las já vão percebendo a enorme diferença que existe entre elas. Primeiro, a oração do fariseu: 

"Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda". 

Agora, a do cobrador de impostos: "Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador! 

Vocês já conseguiram sentir qual é a diferença que existe entre essas orações???

Pois é amados, a diferença é simples e está no local onde essas orações nasceram. 

A primeira, certamente, é fruto da lei, do julgamento, do sentimento de superioridade, de comparações e do gesto que está sempre esperando algo em troca, uma recompensa. Esse fariseu teve uma postura de cima para baixo e a parábola revela isso quando diz que ele ao fazer a oração ficou em pé. 

Já a segunda, nasceu do íntimo do coração daquele cobrador de impostos, que não olhou para ninguém, apenas para dentro de si, da sua alma e aquele encontro consigo mesmo foi tão profundo que ele não se sentiu nem digno de levantar a cabeça e naquele momento prostrou-se e com uma simples e pequena frase fez uma das mais belas e sinceras orações que certamente subiu aos céus e alcançou o coração do Pai. Ou seja, a sua atitude veio de baixo para cima e é exatamente assim que devemos agir para que a palavra de Deus possa se cumprir nas nossas vidas como está escrito nesse evangelho: 

"Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não.
Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

Portanto, amados, esse evangelho é lindo e TRANSFORMADOR, ele vem nos ensinar que a nossa oração é um meio de comunicação eficaz com o Pai, mas só subirá aos céus se nascer de um coração humilde, simples e puro!!! Se quisermos ser justificados e elevados diante de Deus, precisamos diminuir para que Deus cresça em nós!!! 

Então, façamos essa oração agora, com a voz baixinha, ou alta ou até mesmo em pensamento, mas façamos para que essa palavra possa dar fruto em nossa vida hoje, não deixemos a graça passar e rezemos juntos: 

"Meu Deus, é preciso que eu diminua e que Cristo cresça em mim. Dai-me Senhor um coração puro e humilde e assim como aquele cobrador de impostos clamou a ti eu também Te peço
agora:TENDE PIEDADE DE MIM PORQUE SOU PECADOR E SALVA-ME, PAI AMADO. 

Que eu consiga sempre praticar gestos concretos de HUMILDADE e assim me elevar a Ti. 

Amém!!!"

Deus abençoe a todos nós para todo sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.