25 de maio de 2014

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 15-21 ...


6º Domingo da Páscoa - 25 de maio de 2014.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.

Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele".

_ Palavra da Salvação.
_ Glória a Vós, Senhor!

O ESPÍRITO SANTO NOS CONDUZ ...

O Evangelho é a continuação do discurso de despedida de Jesus. Os discípulos entenderam que Jesus vai deixá-los, estão tristes e se perguntam como vai ser possível permanecer unidos a ele e amando-o.

Jesus promete que não vai abandoná-los e que vai enviar o Espírito Santo para permanecer sempre com eles. Mas quem poderá receber o Espírito Santo? Somente aqueles que o amam, que observam os mandamentos, que praticam o amor como ele amou e ensinou.

Quando Jesus diz que o mundo não pode receber o Espírito Santo, está falando do coração onde reina o mal, o ódio, o desejo de vingança, os maus sentimentos. O Espírito de Deus sempre nos conduz para o amor, a sermos generosos, a servir os irmãos.

O Paráclito é o Espírito protetor dos discípulos, por isso quem segue a Jesus não pode perder a paz do coração, a serenidade, a alegria e a esperança, apesar das dificuldades. É o Espírito que nos protege e nos ajuda para que na Igreja não tenha gente triste, cansada, medrosa e desanimada.

O Espírito da Verdade garante que a Igreja transmite a fonte pura do Evangelho. Ele abre os corações para a revelação de Deus. Ele introduz o discípulo na descoberta de toda a verdade. Ajudará a descobrir a mensagem de Cristo. Ele renova e dinamiza a vida da Igreja. Ele nos impulsiona para o estudo e aprofundamento da Palavra de Deus. Para buscar aquilo que favorece a vida de nossas comunidades, que aumenta a alegria, a paz e a esperança.

Quem se deixa conduzir pela ação do Espírito Santo, que guarda os mandamentos, torna-se morada de Deus.

*Padre Marcos Rech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.