7 de dezembro de 2014

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 1-8 ...

Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:

Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.

Uma voz clama no deserto: "Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas".

João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.

E saíam para ir ter com ele toda a Judeia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.

João andava vestido de pelo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.

Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo".

_ Palavra da Salvação.
_ Glória a Vós, Senhor!

CONVERTA-SE! ENDIREITE-SE! CREIA ...

A liturgia desse domingo se volta para o grande São João Batista e sua missão: “Preparai os caminhos do Senhor! Endireitai suas veredas! Aplainai os montes!”

João Batista é primo de Jesus e foi ele que ‘pulou de alegria no ventre’ de sua mãe, Santa Isabel, quando Nossa Senhora a visitou.

Ele foi o precursor de Jesus! Sua missão era preparar as pessoas para a chegada do grande Messias fazendo uma verdadeira analogia com o que ele dizia “endireitar veredas e aplainar montes”, no sentido de fazer o caminho mais reto, mais fácil para a passagem e chegada do Mestre.

E sobre ele, Jesus diz: “Não há na terra nenhum homem maior que João, no entanto o menor no Reino dos Céus é maior do que ele!” (Lc 7, 28).

Definitivamente nossa missão deve ser a mesma de João Batista! Independentemente de qual seja sua atuação ou chamado: preparar os caminhos do Senhor!

É através de você, da sua vida, suas escolhas, suas atitudes que se cria e estabelece um caminho, uma forma do Senhor chegar até os outros! Sua vida, sua história, suas escolhas e atitudes constituem uma verdadeira estrada por onde Jesus passa para chegar até as pessoas! Agora, vejamos bem: como andam estes caminhos? Como eles estão?

Será que nosso coração anda “reto” de modo que o Senhor tem passado através dele e encontrado os irmãos?

Será que nossas ações e escolhas estão facilitando a transmissão da fé?

Enfim... Nunca é tarde para uma auto-avaliação e conversão do coração!

Hoje, São João Batista está gritando para nós: Converta-se! Endireite-se! Creia! E qual será nossa resposta? Qual será nossa atitude, diante do nascimento do Menino-Deus, o Emanuel??

Advento: tempo de espera e de preparação! Que este Natal não seja mais uma data comemorativa comercial, mas promova, com verdade e fé, o nascimento de Jesus dentro de nós!

* Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.