8 de março de 2015

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 2, 13-25 ...


3º DOMINGO DA QUARESMA - 8 DE MARÇO DE 2015 ...

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”

Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.

Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?”

Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.

Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”

Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

O evangelista João, cujo texto ilumina a liturgia desse terceiro domingo da quaresma, tem características próprias e profundas. É o evangelista dos sinais, dos conceitos teológicos e da catequese mistagógica (mistagogia é uma forma de educação na fé que leva o cristão a viver o que aprende e celebra).  Sua mensagem penetra nossa vida e nos faz tomar atitudes de conversão.

O título que antecipa a mensagem desse domingo é tirado do próprio Evangelho no versículo 24 que mostra a onisciência de Jesus. Ou seja, Jesus para o evangelista é aquele que tudo vê que tudo sabe que conhece nossas misérias e nossas disposições interiores para mudança.

O episódio que é contado por todos os evangelistas é de suma importância para o crescimento da comunidade cristã. Jesus toma uma atitude inusitada e inesperada por seus seguidores e para muitos de nós ainda hoje. Estamos acostumados com a imagem de um Jesus dócil, paciente e fazendo milagres. E na maioria das vezes é essa imagem que nos agrada. Mas hoje Jesus age com violência e rigidez. Como entender e conciliar o que Jesus quer nos dizer e o que pensamos dele?

No tempo de Jesus, o segundo templo que havia sido reconstruído depois do exílio por volta do ano 537 a.C. tinha se tornado o centro religioso e social para todos os judeus. Isso era bom, mas ao mesmo tempo o templo tinha se tornado o lugar que justificava toda exploração. Jesus como todo judeu piedoso também vai ao templo para rezar, mas ao entrar em contato com o comércio que a casa de Deus tinha virado fica irritado e toma a atitude que tomou.

Jerusalém era comandada nessa época por algumas famílias muito poderosas que detinha muitas terras. A família do sumo sacerdote e outros que usufruíam da peregrinação religiosa do povo. Todo judeu piedoso ia ao templo para oferecer seu sacrifício pela expiação dos pecados pelo menos uma vez na vida e tinham de levar seus animais. Os sacerdotes é que escolhiam os animais para serem oferecidos e na maioria das vezes encontravam um defeito nos que eram trazidos.

O judeu piedoso se via na situação que tinha de vender seu animal a um preço barato e comprar por um preço exorbitante um animal pertencente a essa família.  Existia uma única moeda que era aceita no templo, por isso os cambistas tinham ali sua função. Os ricos ofereciam um boi, os mais pobres um carneiro ou cabrito e os pobres um casal de pombo. A exploração era feita em todos esses âmbitos.

A grande revolta de Jesus era com os que vendiam pombas ("Tirem isso daqui" Jo 2,16). O comercio, a exploração irritou Jesus que tomou uma atitude severa. O chicote de cortas que era utilizado para tanger os animais encontrou uma nova função na mão de Jesus, expulsou os comerciantes exploradores. Dá para se imaginar o tumulto que foi essa cena dentro do templo lotado de fiéis.

Os discípulos não entenderam e nem os judeus o que Jesus queria dizer com isso. Sua resposta é enigmática e esclarecedora só compreendida depois da ressurreição. Jesus falava no templo de seu corpo que se tornaria o lugar do mais perfeito louvor. João quer nos ensinar que a adoração após a ressurreição não se dá mais em um lugar físico, mas na presença de Jesus ressuscitado. Lugar esse que não condiz mais com nenhuma exploração, com nenhuma ação que vai contra a dignidade do ser humano.

Se olharmos hoje a vivência de nossa fé, os “santuários” que recebem migrações de todas as regiões poderíamos pensar em como Jesus agiria nesses ambientes. É assim que chegamos ao eixo de nossa reflexão: “nenhum louvor ou celebração que se baseiam na exploração e na alienação do ser humano chega até Deus e é rigidamente reprovado por Jesus”.

Lembrando de como o evangelista percebe a figura do messias no final do Evangelho sabemos que Deus vê a disposição de nosso coração. Sabe o quanto o ser humano é frágil em sua fé e espera nossa conversão. Jesus percebe que muitos que vêem os sinais aderem a fé, mas não se entusiasma com isso porque conhece o homem por dentro, profundamente. Sabe que a adesão entusiasmada pode ser desfeita na primeira dificuldade.

Jesus conhece nossa oração, nossa disposição em segui-lo, o porquê da nossa presença nas celebrações e nas peregrinações nos santuários. Por isso não leva em conta o que nós fazemos e o que fazem com a religião porque nos conhece, conhece o ser humano profundamente.

Pelo fato de conhecer a religiosidade interesseira, ele vem ao nosso encontro nesse terceiro domingo da quaresma, tempo de conversão e penitência. O mundo, a religião, o louvor, todos nós precisamos de conversão. Precisamos aprender celebrar, aprender louvar, aprender dar a Jesus a importância que ele tem em nossas vidas. Foi por isso que Jesus morreu e ressuscitou.

Não podemos mais ficar de braços cruzados ou compactuando com todo tipo de exploração. Jesus é o cordeiro imolado e, para nós, basta compreender isso. O Deus que nos conhece nos dá uma nova chance. Que nossa fé a partir dessa quaresma não seja mais de alienação, mas de louvo autêntico e compromisso com o mestre da vida.

É do interior do ser humano que saem todas as maquinações e crimes. Jesus conhece esse interior, por isso precisamos de conversão (Mc. 2,14-23). A quaresma é essa chance. Como são nossas celebrações, nossas peregrinações? O que vamos buscar nos santuários?


* Padre Reginaldo Antonio Ghergolet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.