21 de junho de 2015

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4, 35-41 ...


12º Domingo Comum - 21 de junho de 2015 ...

Nesse dia, quando chegou a tarde, Jesus disse a seus discípulos: «Vamos para o outro lado do mar». Então os discípulos deixaram a multidão e o levaram na barca, onde Jesus já se encontrava. E outras barcas estavam com ele.

Começou a soprar um vento muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já estava se enchendo de água. Jesus estava na parte de trás da barca, dormindo com a cabeça num travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram:

"Mestre, não te importa que nós morramos?". Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e disse ao mar:

- "Cale-se! Acalme-se!" 

O vento parou e tudo ficou calmo. Depois Jesus perguntou aos discípulos:

"Por que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?"

Os discípulos ficaram muito cheios de medo e diziam uns aos outros: "Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?".

A FÉ VENCE OS OBSTÁCULOS ...

O texto do evangelho desta liturgia está carregado de simbolismos. Fala de barca, ventania, ondas e mar. Ondas, mar e tempestades, normalmente, são vistos como perigosos e causadores de medo, assim como se deu com os discípulos. Não raro, nos momentos de tempestades pedimos socorro aos céus. Quais tempestades temos de enfrentar, como comunidade e como cristãos?

O mar, juntamente com as ondas e as tempestades, é eloquente símbolo do mal. Ele representa as forças adversárias da vida. O Antigo Testamento alude ao poder de Deus sobre as forças do mal que habitam o mar. Hoje Jesus demonstra seu senhorio sobre as ondas devastadoras e amedrontadoras.

Por sua vez, a barca, mencionada três vezes, é vista pela tradição como símbolo da comunidade. A barca agitada pelas ondas é a Igreja enfrentando as tempestades que a põem em perigo, mas não conseguem afundá-la, porque está arraigada em Jesus. Não têm sucesso em destruí-la ou derrotá-la porque Cristo está nela, na travessia da vida. Quando não se consegue perceber a presença de Jesus, a barca balança e põe em risco seus tripulantes.

Jesus dormindo contrasta com os discípulos temerosos. O sono de Jesus revela sua confiança no Pai, e o medo dos discípulos denuncia a falta de fé na pessoa e no poder do Filho de Deus. O medo paralisa, não deixa a comunidade avançar, bloqueia a acolhida do projeto de Jesus. Por outro lado, pode ser sadio quando nos põe em alerta diante dos perigos reais que ameaçam a vida; nesse caso, previne-nos para não cairmos nas armadilhas da violência.

Hoje em dia a humanidade pode até conhecer e, em certa medida, controlar as forças da natureza, mas outros problemas desafiam o homem moderno: por que o sofrimento de tantos inocentes, as mortes prematuras e de jovens de bem, a guerra e a fome no mundo, a injustiça e a violência campeiam na sociedade? Somente uma fé sólida e esclarecida pode dar resposta a tantas interrogações que surgem na vida do cristão.

Pe. Nilo Luza ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.