15 de janeiro de 2017



2° Domingo do Tempo Comum... 15 de janeiro de 2017 ...

Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!

JESUS TIRA OS PECADOS DO MUNDO ...

Jesus é o Cordeiro de Deus, é a graça que tira, de fato, o pecado da nossa vida e do mundo
“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1, 29).

João reconhece quem é Jesus, aproxima-se d’Ele para apontar que Ele é o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. O mundo, antes de Jesus, no Seu tempo, o mundo em que vivemos, é atolado de trevas, que vem do pecado e nos lança numa escuridão profunda sem sabermos para onde vamos.

Quando as trevas tomam conta do nosso coração, do nosso interior, andamos perdidos na estrada, no caminho, muitas vezes, tomando decisões e direções erradas na vida, porque nos falta luz.

A luz nos foi enviada, nos foi dada como dom, como presente e graça divina aos nossos corações. A luz é Jesus!

Como Jesus penetra em nossa vida, em nosso coração? Primeiro, libertando-nos do pecado, porque se há algo que obscurece nossa visão interior, nossa vida e nos mantêm cativos à escravidão do mal, este se chama pecado. Por isso, Jesus é o cordeiro de Deus, Aquele que vem para tirar os pecados do mundo.

Os antigos precisavam oferecer muitos sacrifícios, e os animais, cordeiros principalmente, eram sempre sacrificados em expiação dos pecados; e, muitas vezes, esses sacrifícios não eram capazes de apagar os pecados, porque estes estão entrelaçados na alma, no coração, no nosso interior. Então, não adianta fazermos simplesmente sacrifícios exteriores.

Eu vejo pessoas que fazem sacrifícios medonhos na vida, vejo pessoas que vão a pé para lugares, outras que oferecem diversas formas de sacrificar a própria vida. Não é vão seu sacrifício, não é inútil, mas tenho que lhe dizer que o grande sacrifício, em primeiro lugar, é aquele oferecido por Jesus, capaz de reparar os nossos pecados.

Todo e qualquer sacrifício que fazemos, nesta vida, é para nos unir ao sacrifício de Jesus! Ou seja, o sacrifício da luta contra o pecado. Essa é a grande graça que precisamos de Deus a cada dia, a graça de vencermos e lutarmos contra o pecado. Por isso, Ele é o Cordeiro de Deus, é a graça que tira, de fato, o pecado da nossa vida e do mundo!

“Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo” (João 1, 33). A grande dádiva que Deus nos dá para vencermos os pecados é o Seu Espírito, que desce sobre nós, lava-nos, purifica-nos, renova-nos e nos dá o alento para sermos também vencedores sobre o mal e o pecado.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.