21 de maio de 2017

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 15-21 ...


6º Domingo da Páscoa - 21 de maio de 2017 ...

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

OS MANDAMENTOS NOS UNEM A DEUS ...

Os mandamentos são nosso elo de comunhão com Deus ...

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (João 14,21).

Deus quer permanecer conosco, quer permanecer em nós. É desejo, é vontade e desígnio d’Ele fazer moradia no nosso meio. Talvez você pense que Deus queira fazer morada apenas na igreja e nos lugares santos. Mas o lugar santo, por excelência da morada de Deus, somos cada um de nós!

O lugar que Deus santificou, em primeiro lugar, foi a nossa vida, o batismo nos consagrou. Uma igreja, antes de ser construída, é colocada uma pedra fundamental e, depois de pronta, ela é consagrada, entregue para ser lugar da morada de Deus. Já somos assim pelo batismo, somos o lugar da morada de Deus e Ele deseja ardentemente permanecer em nós.

Como Deus permanece em nós? Como a Sua graça fica estável na nossa vida? Quando nós guardamos os Seus mandamentos. Primeiro, precisamos acolhê-los, e acolher significa abrir-se para escutar, para deixar que entre no coração, para que possamos ruminar, refletir e redimensionar a nossa vida a partir dos mandamentos do Senhor.

Sabe, meus irmãos e irmãs, o mundo têm muitos critérios para se viver, e cada um segue os critérios que vai aprender na vida. Alguns critérios são econômicos, outros sociais e assim vai. Que maravilha a sociedade que vivemos, mas há um critério por excelência que deve guiar a nossa vida: o critério evangélico, critério dos mandamentos de Jesus.

Quem é discípulo de Jesus não deixa de fora nem esquiva nenhum dos mandamentos do Senhor, é o nosso elo de comunhão com Deus. Alguém pode pensar assim: “Deus está comigo, porque eu oro!”. É verdade, a oração nos coloca em comunhão com Deus, mas o que nos deixa permanentes n’Ele é transformar a oração em vida, porque a vida em oração nos dá força para colocarmos em prática os mandamentos da Lei de Deus.

Não deixe de meditar a Palavra do Senhor, não deixe de mergulhar a vida. Conhecendo os mandamentos do Senhor é como num espelho refletir. Você não olha no espelho, vê a si mesmo e diz: “Olha, aqui não está bem. Aqui tem um pelo a mais”, vai no espelho e arranca? Vamos nos espelhar em Deus, deixar que Seu amor resplandeça em nós e nos dê a luz necessária para reconhecermos aquilo que precisamos modificar, retirar o que não está de acordo com a Lei do Senhor.

“Quem me ama guarda os meus mandamentos. Assim será amado pelo meu Pai, e eu O amarei e me manifestarei a Ele”. Jesus está se manifestando em nossa vida, em nossos corações, cada vez que colocamos em prática os mandamentos do amor divino.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.