10 de fevereiro de 2019

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 1-11 ...


5º Domingo do Tempo Comum - 10 de fevereiro de 2019 ...

Naquele tempo, 1. Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.

2. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.

3. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.

5. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

6. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

9. É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.

10. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

11. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

PRECISAMOS DAR ATENÇÃO À PALAVRA DE DEUS ... ELA TRAZ DIREÇÃO PARA NOSSAS VIDAS  ...

“Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à Tua Palavra, vou lançar as redes’” (Lucas 5,5).

Os discípulos passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada, porém, eles não desanimaram. E, nós, quando tentamos fazer o que precisamos realizar e não conseguimos, nos frustramos, desanimamos. O cansaço toma conta de nós e tira o nosso alento.

Temos no Evangelho algo que é fundamental: uma multidão que se aperta para ouvir a Palavra de Deus. E ouvi-la é essencial. Em meio às atividades, tarefas, obrigações e compromissos de vida, precisamos nos dedicar para sempre ouvi-la.

Não basta estarmos presentes, como, por exemplo, irmos à Missa mas não ouvirmos a Palavra. Porque a nossa cabeça está sempre atormentada, estamos sempre ocupados com as nossas tarefas, obrigações, fazendo com que a nossa cabeça não pare. E, quando paramos com tudo (exatamente tudo dentro de nós) em nossa mente e coração; e nos dirigimos atentamente para ouvirmos a Palavra de Deus, ela traz direção à nossa vida.

Caso contrário, continuaremos a dar “murro em ponta de faca”, batendo a cabeça, indo pelo mesmo lado, insistindo nos mesmos erros; e as “pescas” da vida se tornarão cada vez mais infrutíferas, mais inócuas.

Talvez, o “peixe” esteja no mesmo lugar, mas nos falta a atenção devida. E o que dará atenção devida para o que devemos cuidar empresa nossa vida, é a atenção que dermos à Palavra de Deus. É a tarefa da escuta, de deixarmos o Mestre falar a nós. 

Se dermos atenção e escutarmos Palavra de Jesus, se realmente formos à Missa para prestar atenção nela, nos libertando do espírito da dispersão que nos faz dispersar por qualquer coisa e, ainda temos somados à dispersão, a terrível ansiedade tomando conta de nós, elas nos levam cada vez mais para o abismo e não para a profundidade da graça.

Então, dê atenção à Palavra de Deus e ela nos lançará para as águas mais profundas da alma, do coração e da vida.

Deus abençoe você!       

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.