17 de novembro de 2019

* Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21, 5-19 ... 


33• Domingo do Tempo Comum - 17 de novembro de 2019 ... 

Naquele tempo, 5. algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:

6. “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8. Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9. Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12. Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13. Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15. porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17. Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” 

– Palavra da Salvação.  

- Glórias a Vós, Senhor! 

🌷O Senhor nos convida a assumirmos o compromisso para que floresça o mundo novo da justiça, da paz e do amor ... 

🔥É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” Lucas 21, 19 ... 

Quando o Evangelho de Lucas foi escrito, a cidade de Jerusalém e o templo já tinham sido destruídos pelos romanos e as perseguições contra os seguidores de Jesus já estavam acontecendo, tais como descritos no texto de hoje. É próprio da literatura apocalíptica tomar fatos do passado e apresentá-los como se ainda não tivessem acontecido. A finalidade desse tipo de linguagem é animar e fortalecer a resistência dos que são perseguidos. Diante desses fatos, Jesus alerta seus fiéis seguidores a não se deixar enganar por falsos pregadores e, além disso, mostra-lhes que tudo passa, mas ainda não será o fim de tudo. Em meio às dificuldades e perseguições, é preciso firmeza na caminhada para não sucumbir e para continuar dando testemunho e reafirmando a fé. O discípulo e a discípula de Jesus não podem ficar de braços cruzados olhando para o céu, mas são convidados a assumir o compromisso para que floresça o mundo novo da justiça, da paz e do amor, lembrando que Deus está no comando da história da humanidade. O Vaticano II nos alerta para estar atentos aos sinais dos tempos e a interpretá-los à luz do evangelho. 

* Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.