22 de dezembro de 2019

4º Domingo do Advento - 22 de dezembro de 2019 ...


* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1, 18-24 ...

18. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

🌹Jesus veio para nos libertar da sedução do pecado e para nos perdoar das ofensas que cometemos ...

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1,20-21).

Há poucos dias de celebrarmos o Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a narrativa da liturgia de hoje nos coloca em plena comunhão com esse elemento salvífico: a manifestação de Deus no meio de nós.

Deus usa os intermédios humanos para manifestar a Sua graça, e o primeiro intermédio humano é o ventre de Maria, é a Virgem Maria, mulher escolhida, amada, chamada e designada por Deus para que dela pudesse nascer o Seu Filho.

O Filho divino e eterno de Deus assumiu nossa humanidade no ventre de Maria, mas Deus também quis que Seu filho tivesse um pai terreno, que O acompanhasse em todo o seu desenvolvimento humano. José, escolhido como esposo de Maria, é o pai adotivo de Jesus, mesmo não compreendendo tamanho mistério e graça que se realizou em Maria, movido por dúvidas e inquietações devido ao tamanho da grandeza dos acontecimentos.

José não desconfiava de Maria, mas também não compreendia o que estava acontecendo. Por isso, a intervenção divina apareceu para José quando ele estava mergulhado num sono profundo: “José, não tenha medo de receber Maria, porque tudo o que nela se realiza é obra do Espírito Santo”.

É o Espírito Santo que realiza uma obra plena em Maria. Ele a concebeu sem pecado, a preservou do pecado em vista do nascimento de Jesus, o Divino Salvador, e agora concebe nela o Filho bendito de Deus.

“José, ela dará à luz a um filho, e ele se chamará Jesus, porque Ele vai salvar o seu povo dos pecados”. Jesus veio a nós para nos salvar e nos libertar do poder e da sedução do pecado, e para nos perdoar das ofensas que cometemos por causa dos pecados.

Recorramos a Jesus, nosso Divino Salvador, que veio ao nosso encontro para nos salvar de toda e qualquer iniquidade.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.