5 de abril de 2020

*;Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21, 1-11 ...


Domingo de Ramos- 5 de abril de 2020 ...

Naquele tempo, 1. Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos,

2. dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 3. Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá’”.

4. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5“Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”. 6. Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. 7. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. 8. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9. As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

10. Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” 11. E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🌿🌿Preparemos o nosso coração para a Ressurreição do Senhor ...

“As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: ‘Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!’”(Mateus 21,9).

Iniciamos a Semana Maior, a Semana Santa, a semana de graças em nossa vida, quando celebramos os ramos e a Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A Igreja faz questão de trazer para a Liturgia, deste domingo, dois Evangelhos. O primeiro narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; o segundo narra a Paixão do Senhor, porque as duas coisas estão entrelaçadas e não podem ser separadas.

O Cristo da Glória, o Cristo que está sendo aclamado em Jerusalém, é o Cristo que vai ser julgado por essa cidade, vai ser condenado e crucificado, mas é também o Cristo que vai reinar e ressuscitar glorioso. Não é com a glória humana que Ele há de reinar, mas é com a glória do Pai.

A glória de Jesus não são as palmas dos homens; a glória de Jesus é a vida eterna que o Pai Lhe dá e ninguém pode tirar. Por isso, não podemos nos conter nem nos contentar com glórias humanas, não devemos as buscar de forma nenhuma. Precisamos, realmente, glorificar Aquele que é o Glorificado e que, em Sua vida terrena, sequer buscou qualquer glória humana.

Precisamos ser a Igreja que glorifica o Senhor, que O exalta e proclama como Senhor da nossa vida com palmas, cânticos, louvores e ação de graças.

Aclamemos, proclamemos e exaltemos Jesus como o Senhor da vida. Hosana a Ele no mais alto dos Céus!

A Igreja que segue o Senhor, na Sua glória, é a Igreja que segue o Senhor na Sua Paixão. Aqueles que querem glorificar o Senhor não podem se esquecer de que não há glória sem Paixão e não se chega à glória se não for pela via crucis, pela via da Paixão.

Jesus não se deixa iludir pelas palmas nem pela aclamação dos homens, porque Ele sabe que dias duros, difíceis, cruéis e desumanos O esperam em Jerusalém. Ele está, ali, para enfrentar tudo por amor a cada um de nós, para nos ensinar a viver, a encarar a vida com seus dramas, suas durezas e paixões, inclusive, encarar a morte.

É para nos ensinar que o salário daquele que é fiel e obedece a Deus, daquele que leva a vida com dignidade, é a glória. Por isso, essa semana que iniciamos, não nos conduz à Paixão, ela nos conduz para a glória da Ressurreição.

Não chegamos à glória da ressurreição sem passarmos pelas paixões. E quando digo paixões, não são as paixões humanas, mas a paixão do viver, da entrega, a paixão de ser de Deus.

Não chegamos à glória sem enfrentarmos a luta, o sofrimento e a dor de cada dia. Glorifiquemos e exaltemos Jesus Cristo aclamado na Sua cidade, carreguemos a nossa cruz de cada dia e estejamos unidos ao Senhor no mistério da Sua Paixão, da Sua Morte, da Sua Cruz, para participarmos também da Sua Ressurreição.

Uma boa e abençoada Semana Santa para todos nós.

Deus abençoe você!   

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.