31 de maio de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20, 19-23 ...


Solenidade de Pentecoste - Domingo, 31 de maio de 2020 ...

19. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.  20.  Depois dessas

24 de maio de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 28,19-20 ...

Solenidade da Ascensão do Senhor - Domingo, 24 de maio de 2020 ...

Naquele tempo, 16. os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 

17 de maio de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 15-21 ...


6° Domingo da Páscoa - 17 de maio de 2020 ...

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos,

10 de maio de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 1-12 ...


5º Domingo da Páscoa - 10 de maio de 2020 ...

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1. ”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.

2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3. e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6. Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8. Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9. Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai?’ 10. Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 

11. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!

🌿 Encontramos em Jesus o sentido da vida ...

“Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14,6).

A graça deste domingo é poder escutar os imperativos que Jesus tem para dar à nossa vida. Por isso, cada um deles merecem ser mastigados e ruminados dentro de nós.

Primeiro, não perturbe o seu coração, não ande com o coração perturbado e inquieto, com essas inquietações e preocupações todas da vida. Creia em Deus! Acredite em Jesus e leve a vida no Seu nome, porque Ele cuida de nós, daquilo que nos inquieta, nos preocupa e nos perturba.

A segunda coisa é que Ele foi para junto do Pai, mas foi para preparar um lugar para mim e para você, e Ele há de voltar para que onde quer que estejamos Ele também esteja. Ou seja, estamos aqui vivendo e o Senhor está aqui conosco, não estamos só. Por que iremos nos preocupar? O que será da nossa vida, se Jesus já preparou na casa do Pai um lugar para nós?

Não se inquiete e não tenha o coração perturbado, porque é Deus quem cuida de nós. Deus cuida de nós na dimensão mais profunda da existência, no “aqui e no agora” Ele caminha conosco. E no “depois, o que será da nossa vida”, menos preocupação ainda, porque Ele preparou um lugar para nós e precisamos levar a vida em Jesus, permanecermos n’Ele para sempre, naquele lugar que Ele mesmo preparou para nós.

Jesus está dizendo: “Eu sou o caminho”. Não ande por estradas erradas, obscuras e perdidas na vida. Não se perca nas sendas erradas, nos caminhos que aparecem à nossa frente, porque Jesus é o caminho.

Muitos estão discutindo onde está a verdade, o que é a verdade, e todo mundo se acha “dono da verdade”, mas só há uma verdade suprema: Jesus é a verdade que nos salva.

Na busca de uma razão e de um sentido para viver, encontramos em Jesus a vida. Por isso, permaneçamos, acreditemos e vivamos n’Ele, porque quem vive e crê em Jesus fará as obras que Ele fez e maiores ainda, porque Ele está em nós para realizar as obras do Reino de Deus.

Quais são as obras? São as obras que começam em nós mesmos, as obras que começam dentro do nosso coração e da nossa alma. Aquilo que parece impossível de sermos curados de nossas mágoas, rancores e ressentimentos, Ele realiza em nós.

Reconstruir relacionamentos, a casa, a família, tudo o que vivemos e sentimos, tanta coisa que está ferida e machucada, Ele realiza essa obra em nós, e fazemos a obra em tantos outros quando acreditamos n’Ele.

Não nos deixemos perturbar, mas voltemos o nosso olhar para Aquele que nos resgata e nos salva: Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araujo

3 de maio de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10, 1-10 ...

4º Domingo da Páscoa - 3 de maio de 2020 ...

Naquele tempo, disse Jesus: 1. “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.