16 de agosto de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 39-56 ...



 Solenidade da Assunção de Maria - 16 de agosto de 2020 ...

Naqueles dias, 39. Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.

41. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44. Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47. e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49. porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50. e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55. conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🌷Maria é modelo e espelho para nossa vida ...

“Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

Celebramos, hoje, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Sabe, mais importante do que compreender se Maria morreu, como ela morreu, a verdade é que ela adormeceu. Ainda que ela tenha experimentado a morte, ela foi plenamente levada, em corpo e alma, aos Céus. É essa verdade que a Igreja crê, ensina e conhece desde os seus primórdios.

Primeiro, porque o corpo e o ser de Maria não conheceram o pecado, porque ela não só foi concebida sem pecado como manteve-se incorrupta, ela não se deixou seduzir pelo pecado.

Do outro lado, Maria é a serva fiel do Senhor, toda voltada para Deus e para o cumprimento do Reino de Deus. Maria se tornou, de fato, o modelo de Igreja. Assim como a Igreja é o Corpo de Cristo, Maria é, em seu corpo, a realização de tudo aquilo que Cristo veio fazer no meio de nós.

Se Cristo é a cabeça da Igreja e a Igreja é o Corpo de Cristo, Cristo cabeça se fez homem no ventre e no ser de Maria. Maria se fez toda Igreja, Maria se fez morada de Deus. Por isso, hoje, olhamos para ela assunta aos Céus, para contemplarmos, na verdade, a grandeza de Deus que se realizou na pequenez dessa serva, daquela que, humildemente, se colocou aos pés do Senhor.

A Igreja de Cristo é a Igreja que é como Maria, a Igreja que serve e vive a comunhão com o seu Senhor, a Igreja que deixa Cristo guiar e, ao mesmo tempo, permite Cristo nascer para ser o Salvador de todos.

Maria concebeu Jesus em seu ventre, e O alimentou no seu seio. A Igreja alimenta o seu povo, alimenta os seus fiéis, a Igreja nos alimenta com o Corpo e o Sangue do Senhor.

A Virgem Maria foi única na participação humana na vida de Cristo. É óbvio que o corpo e o sangue humano de Cristo vieram de Maria, e é com esse mesmo sangue e corpo que a Igreja alimenta cada um de nós.

A Solenidade de hoje é a nossa profunda comunhão com Deus na Igreja, e a Igreja vive essa perfeita comunhão, modelo e espelho em Maria. Assim como a Igreja subirá aos Céus, a nova Jerusalém Celeste, Maria foi essa primeira assunta. Maria é a primeira que é a figura dessa Igreja Corpo de Cristo, místico de Cristo, a nova Israel resgatada e salva pelo Sangue do Senhor.

Celebremos com todo amor a Assunção da Virgem Maria!

Deus abençoe você! 

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.