19 de outubro de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 22, 15-21 ...

 

29º Domingo do Tempo Comum - 18 de outubro de 2020 ...

Naquele tempo, 15. os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra.

16. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18. Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19. Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20. E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21. Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🙏 Cumpramos o amor de Deus onde quer que estejamos ...

“Jesus, então, lhes disse: ‘Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’” (Mateus 22,21).

Para Jesus é muito importante que cada coisa esteja no seu lugar e que, acima de tudo, não deixemos de cumprir nossas obrigações. Nem por causa daquilo que são nossos deveres no mundo e na sociedade, deixemos de amar a Deus; nem porque amamos a Deus, porque a nossa vida é toda d’Ele, deixemos de cumprir nossos deveres, obrigações e responsabilidades.

Precisamos, de fato, sermos coerentes na vida, precisamos testemunhar amando a Deus sobre todas as coisas e cumprindo nossos deveres e responsabilidades na sociedade, no mundo em que estamos.

Em primeiro lugar, amarmos a Deus de todo o nosso coração. Quando amamos a Deus e a primazia do amor d’Ele está em nós, cumprimos para com Deus os nossos deveres. Nosso primeiro dever é de gratidão, de reconhecimento ao amor e a bondade para Aquele que nos criou à Sua imagem e semelhança. A Ele nos voltamos reverentes, a Ele nós adoramos e glorificamos.

Não posso imaginar um cristão que não viva uma vida de oração diária, que não tenha o compromisso de orar, de voltar-se para Deus pelo menos três vezes ao dia. Não posso imaginar um cristão, um filho de Deus que, aos domingos, não presta culto ao Senhor, que não guarde o dia do Senhor e, dos sete dias da semana, não reserve um para o culto a Deus; mas reservado de verdade, para estar de coração participando por inteiro, porque, se você vai por obrigação, com a cara amarrada, olhando para o relógio o tempo inteiro, está lá com o corpo na Igreja e com a cabeça em outro lugar, vendo que hora essa Missa vai acabar, porque você tem outras coisas para fazer… Não sei se isso é amor a Deus ou que tipo de amor você presta a Ele.  

Dar a Deus o que é de Deus é dar, é ser justo. É ser justo para Aquele que é puro amor e bondade para comigo. É ser grato, é louva-Lo, bendizê-Lo, glorifica-Lo, é dar ao Senhor todo amor do meu coração.

Um cristão vive e convive em sociedade, ninguém vive neste mundo sozinho. No mundo em que estamos, temos direitos, mas temos deveres e obrigações. Dar a César o que é de César é dar a este mundo o que cabe a esse mundo.

O que me cabe ser neste mundo? Um cidadão responsável e consciente. É muito incoerente alguém ser de Deus, ir para a Igreja, louvar o Senhor, mas não pagar os impostos, fugir das suas obrigações e responsabilidades, cometer fraudes, roubos e enganos. É incoerente ser de Deus e não cumprir com as minhas obrigações. Podemos até discordar, acho que em muitos lugares os pedágios são muito caros, eu posso discordar, mas não posso deixar de pagar. Alguns impostos e coisas do mundo e sociedade em que estamos, nós discordamos, mas não podemos deixar de cumprir nossas obrigações civis e nossas responsabilidades no mundo em que estamos.

Que nos tornemos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia e, com o amor de Deus em primazia na nossa vida, cumprirmos nossos deveres, responsabilidades e sermos bons cidadãos cumprindo o amor de Deus onde quer que estejamos.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.