8 de novembro de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 25, 1-13 ...

32º Domingo do Tempo Comum - 8 de novembro de 2020 ...

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: 1. “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.

2. Cinco delas eram imprevidentes e as outras cinco eram previdentes. 3. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7. Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.

8. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. 10. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.

11. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13. Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🌿🌹 Usemos sempre a prudência em nossa vida ...

“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo” (Mateus 25,1).

Que parábola bela! Ao mesmo tempo, ela nos coloca em alerta. Das dez jovens, cinco eram prudentes e cinco não eram prudentes. As cinco que eram prudentes levaram suas lâmpadas e levaram o óleo consigo, porém, as imprevidentes não se preocuparam, levaram as lâmpadas e pensaram: “Se o óleo acabar, pego emprestado com alguém”.

Por falta de prudência, muitas coisas dão errado na vida, muitas situações desastrosas acontecem. O avião que caiu, o carro que ficou na estrada, a pessoa que ficou sem o alimento, a pessoa que está sempre confiando em si própria ou nos arranjos que podem fazer na vida.

Sei que em muitas situações você pensa: “Eu me arranjei em tantas coisas”, mas chega uma hora que não dá para se arranjar. Por isso não é questão de confiar ou não, a questão é ser prudente, a questão é ser uma pessoa que se cuida. É muito melhor, às vezes, errar por excesso, estar ali preparado e guardado, do que deixar perecer por falta.  

Que jamais falte prudência em nossa vida, que jamais falte cuidado naquilo que devemos fazer. Primeiro, as lâmpadas precisam estar acesas para irmos sempre ao encontro do Senhor, mas se nos acostumarmos sempre a improvisar, em algum momento não dará para improvisar, e vamos ficar mesmo na mão – primeiro, com a nossa própria consciência; depois, com os nossos compromissos e responsabilidades.

Há pessoas que deixam a conversão sempre para depois: “Depois me converto”; “Depois me confesso”; “Depois peço perdão”; “Depois peço desculpas”; “Depois me reconcilio”. Perdeu a chance. A pessoa com quem você podia se reconciliar foi embora, morreu. Era a chance que você tinha para se converter, mas não se converteu; era a oportunidade que você tinha para mudar de vida, mas não mudou: a vida piorou e as situações estão aí.

O tempo da graça é agora! É preferível parar e buscar o óleo que ficou para trás do que continuar indo para a frente e não ter mais como voltar para buscar o óleo.

Eu já passei pelo posto de combustível e disse: “Lá na frente tem outro”. E lá na frente não tinha outro posto, não tinha como voltar para buscar o outro e fiquei na mão. Muitas vezes, tem sido assim na vida, ficamos na mão porque confiamos e não usamos da prudência.

Não seja imprudente em nada na vida, seja previdente, seja aquele que cuida com determinação e atenção em cada época da sua vida, ou seja, seja sempre vigilante e assim não ficará na mão.

Deus abençoe você!  

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.