25 de dezembro de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 1-5. 9-14 – Forma breve ...


🌿 Natal do Senhor | Sexta-feira, 25 de dezembro de 2020. 

1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.

2. No princípio estava ela com Deus. 3. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.

4. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9. daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10. A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.

12. Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13. pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15. Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16. De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.

18. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor! 

🌿🌷 Assumamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador ...

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade” (João 1,14).

Bendito seja o Senhor, nosso Deus! Bendito seja o Senhor, nosso Deus amado, que nos deu Seu Filho único: nosso Salvador e Jesus Cristo, no qual contemplamos Sua presença gloriosa no meio de nós.

Bendito seja Deus porque a Sua Palavra eterna se encarnou, ela está no meio de nós. Palavra de vida, Palavra que salva, Palavra que restaura, Palavra que traz salvação para todos nós.

Alegremo-nos com todo o nosso coração, que possamos encher a nossa alma de júbilo para contemplar Deus presente no meio de nós.

Sei que todos nós sabemos que hoje é dia do Natal, mas a palavra “Natal” talvez se revestiu de tantos outros significados que fugiu do seu sentido essencial. Não podemos apenas chamar hoje de “Dia do Natal”, porque só Natal não significa nascimento, mas hoje é Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje o Verbo Encarnado, a Palavra eterna de Deus, o nosso Salvador nasceu.

Sabemos a alegria que representa o nascimento de uma criança, o nascimento de um filho, de uma filha… E que alegria representa para toda a humidade o nascimento de Jesus, Nosso Salvador

Não são apenas bons sentimentos que revestem o dia de hoje, é muito mais do que isso, é sublime o acontecimento que celebramos; é sublime pela graça, pela importância, por tudo aquilo que Ele realiza em nossa vida. Jesus no meio de nós é a certeza de que Deus assume a nossa natureza humana, que Ele assume ser humano como cada um de nós; assume ser igual a nós para nos tornar semelhantes a Ele, para recuperar a nossa natureza divina que recebemos por imagem e semelhança d’Ele quando fomos criados, mas que foi ofuscada pelo pecado.

Deus desce até nós para nos trazer a salvação e libertação, por isso, não cabe no nosso coração a tristeza, o medo, a frustração, a decepção, porque onde é que colocamos o nosso coração? Onde está a nossa fé e nossa confiança?

Não basta saber que Jesus nasceu, não basta dizer que hoje é Natal, é preciso, de fato, assumir a Jesus como nosso Senhor e Salvador. É isso que faz a diferença! O fator “Jesus nasceu” é um acontecimento histórico, mas Ele muda a história da humanidade, e a minha humanidade, quando O assumimos como Senhor e Salvador todos os dias da nossa vida.

Bendito seja Deus que nos deu Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Deus abençoe você! Feliz Natal!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.