27 de setembro de 2015

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 38-43.45.47-48 ...


26º Domingo do Tempo Comum - 27 de setembro de 2015 ...

Naquele tempo: João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'.


Jesus disse: "Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. 

Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.

Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.

Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga''.

_ Palavra da Salvação.
_ Glória a Vós, Senhor!

COLOQUEMO-NOS A SERVIÇO DO BEM E NÃO DO PECADO ...

Sejamos firmes, moderados e, acima de tudo, disciplinados para que não coloquemos os nossos membros a serviço do pecado, mas a serviço da graça!

“Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno” (Marcos 9, 43).

As Palavras de Jesus, no dia de hoje, parecem ser muito duras a nós. Porque, se nossas mãos, nossos pés, nossos olhos levam-nos ao pecado, vamos cortá-los, ou seja, vamos tirar os nossos membros, nos debilitar para que possamos viver na graça. Assumindo num sentido radical da palavra, parece impossível alguém sobreviver, estar de pé; não vai sobrar um membro só do nosso corpo.

Mas, a afirmação tem um outro sentido muito mais belo e mais profundo: ‘Corta aquilo que leva a sua mão a pecar, corta aquilo que leva o seu olho a pecar, corta aquilo que leva os seus pés a pecarem’. Sejamos firmes, moderados e, acima de tudo, disciplinados para que não coloquemos os nossos membros a serviço do pecado, mas a serviço da graça!

Cuidado, existem situações em que o nosso olhar se desvia, se perde. Se o nosso olhar se desvia, se perde, se perde pelas impurezas, pelos julgamentos. Se o nosso olhar nos leva à cobiça, ao mau desejo, sejamos firmes com o olhar, em discipliná-lo para que não nos leve à condição do pecado. Isso vale para os nossos pés, para onde andamos, para onde vamos; para as nossas mãos, aquilo que pegamos, tocamos, teclamos, aquilo que fazemos com nossas mãos. Se vamos continuar no ritmo de Jesus (isso vale para nossa a língua, para os nossos ouvidos, vale para cada um dos órgãos que compõem o nosso corpo humano).

Cada um sabe onde está a sua fraqueza, o seu ponto de queda, mas, é importante cortar, disciplinar, e, de fato, colocar a nossa vida nas rédeas para que os nossos membros não nos tirem do estado da graça e nos conduza ao estado do pecado, nos conduza ao inferno.

O que nós queremos é ir para o céu, e para isso temos que colocar os nossos membros, cada um deles: o olho, o pé, a mão, tudo que temos, a serviço da graça, da verdade, do bem do Reino de Deus!

Que o bom Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.