9 de janeiro de 2016

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 3, 15-16.21-22 ...

O Batismo do Senhor - 10 de janeiro de 2016 ...

" Naquele tempo,o povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso João declarou a todos: "Eu vos batizo com água, mas virá  aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vós batizará no Espírito Santo e no fogo."

"Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu  e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer. "

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

JESUS É O SENHOR ...

A liturgia deste Domingo é linda, maravilhosa; O Evangelho de São Lucas, nos transporta, ao Jordão, o batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo! Jesus não precisava ser batizado, pois não tinha pecado, mas Ele foi até o Batista, para ser batizado. Deixando-nos o exemplo, que todos nós precisamos ser batizados para que tornemo-nos filhos adotivos, de Deus em Cristo Jesus. (Gl 4,4-7)

João não queria batiza-lo e dizia: Eu que preciso ser batizado por ti e tu vens a mim,  mas Jesus insistiu: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou (Mt 3,14-15).  No tópico do Evangelho de hoje se fala de dois batismo: "O batismo que Jesus recebe e o batismo que Jesus promete; fala-se do batismo de Jesus e do nosso batismo".

Não foi a água do Jordão que santificou Jesus, mas foi Jesus que santificou a água; sim, todas as águas. A cada batismo que nós cristãos fazemos, prolongamos o mistério daquele dia: O Espírito Santo desce sobre a criatura e ela se torna filho de Deus em Cristo Jesus. Nosso Senhor ao sair do Rio Jordão, saiu pleno do Espírito Santo, mas também, naquele momento solene, tomou sobre si, todos os nossos pecados e nossas misérias. Jesus é o Deus que nos salva e nos liberta..! 

Ele é o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que veio tirar os pecados do mundo. (Jo 1,29) Esse evento grandioso é marcada a nossa vida cristã, pelo nosso batismo, no Pai, no Filho e no Espírito Santo, tornamo-nos filhos de Deus, co-herdeiros de Deus em Cristo Jesus. ( Rm 8,13-17; Gl 4,7) O batismo  foi e continua sendo para muitos cristãos, como um presente embrulhado, recebido a muito tempo, mas que não foi ainda, desembrulhado e aberto.

Temos o pacote do presente, mas não sabemos que somos ricos, não pensamos em agradecer, louvar e alegrar-nos como filhos ricos da graça de Deus. Nesta festa de hoje, devemos abrir decididamente aquele presente embrulhado, e mergulharmos, nas águas do nosso batismo. Peçamos sempre ao Espírito Santo em nome de Jesus, "Senhor batiza-me outra vez!"

Os dons de Deus são irrevogáveis, e se tornam verdadeiros e operantes em nós, no momento em que, iluminados pelo Espírito Santo, o desejamos e tomamos consciência dele e o acolhermos com toda a nossa pobre fé. O batismo no Espírito, é o batismo de fogo cujo batizador é o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo..!

Digamos com fé ao Senhor: Batiza-me Senhor com teu Espírito Santo de amor..!  Jesus ao ser batizado por João no Jordão o céu se abriu e uma voz se fez ouvir: “Eis o meu Filho amado”. Assim, a voz de Deus anuncia ao mundo a filiação divina de Jesus Cristo nas águas do Jordão.

Ao mesmo tempo, as forças do Espírito Santo repousa sobre Ele, as antigas promessas de um Messias libertador tornam-se reais para o povo sofredor. O batismo de Jesus é sinal de nossa consagração batismal, gesto que nos une agora ao redor do altar com o Cristo, com muita alegria, renovemo-nos neste festivo Domingo, nossas promessas  batismal.

O batismo de Jesus é sinal de nossa própria consagração batismal, gesto que nos une agora ao redor do altar e que com alegria renovamos neste dia do senhor. Com alegria salmodiemos: "Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! (Sl 28) Amém!

Jesus é o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.