23 de junho de 2019

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 18-24 ...


12º Domingo do Tempo Comum - 23 de junho de 2019 ...

Certo dia, 18. Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”

19. Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

21. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23. Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor! 

⚘ SEGUIR JESUS EXIGE RENÚNCIA ...

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz de cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lucas 9,23-24).

Eu quero ser seguidor de Jesus e tenho a certeza de que você também tem a disposição de segui-Lo. Apenas que para seguir alguém há as exigências próprias.

O Senhor não nos engana de forma nenhuma. Ele nos convida a sermos Seus seguidores, Seus discípulos, e para que estejamos na Sua escola.

A escola de Jesus é a escola da cruz, da salvação, da vida; e para entrarmos nela, precisamos abraçar a nossa vida com a cruz de cada dia. Não seguimos Jesus e depois vamos buscar a nossa cruz, pelo contrário, nós abraçamos a nossa cruz, a cada dia, para poder segui-Lo.

A primeira exigência no seguimento de Jesus é a renúncia de si mesmo. Como é difícil para cada um de nós viver o princípio da renúncia, sobretudo, renunciar a si próprio! Somos cheios de vontades próprias, somos voltados para nós mesmos, e essa vontade própria faz de nós pessoas egoístas, centradas em nós, pensamos sempre no nosso bem em primeiro lugar, pensamos sempre no que vai nos favorecer.

Quem tem uma mentalidade egoísta não consegue seguir Jesus, pois segue tropeçando, caindo e chega num ponto que a pessoa volta. Só não permanece na escola de Jesus quem não faz d’Ele o centro da sua vida. Não permanece na escola de Jesus quem não O coloca em primeiro lugar. Não produz frutos para segui-Lo quem não é capaz de viver o espírito da renúncia.

É preciso renunciar à vontade própria, porque somos cheios de vontades próprias, a começar pelos filhos, pelas crianças. O ego fica logo exacerbado, porque as crianças são cheias de vontades; e quando os pais alimentam a vontade das suas crianças, dos seus filhos, depois, para os disciplinar sabemos que é difícil.

Como é difícil disciplinar a nossa própria vontade, o nosso próprio ego! Como é difícil abrir mão do que pensamos, do que queremos e achamos para poder ouvir Jesus! Somos dispersos até quando sentamos na igreja para rezar, estamos pensando em nossas coisas, nos nossos projetos e ocupações, preocupações; e não renunciamos a nós mesmos.

A renúncia começa pelos pensamentos. Devemos renunciar aos próprios pensamentos para nos centrarmos em Deus. A renúncia começa dentro do coração cheio de inclinações, paixões. Dobramos as nossas vontades próprias e as inclinações do coração para ficarmos diante da cruz de Jesus.

A cruz de Jesus é bênção, é luz e ilumina a nossa cruz de cada dia quando somos capazes de deixar de olhar somente para nós e olharmos para Ele, que é a luz do mundo e a luz da nossa vida.

Deus abençoe você! 

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.