21 de julho de 2019

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 38-42 ...


16º Domingo do Tempo Comum - 21 de julho de 2019 ...

Naquele tempo, 38. Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.

39. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra.

40. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”

41. O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

💗 A MELHOR  PARTE ...

Jesus nos abre os olhos para que possamos distinguir a maneira mais correta para realizar as nossas tarefas diárias. Com efeito, as duas irmãs de Lázaro, Marta e Maria, nos dão uma amostra de como são as nossas atitudes na nossa vida cotidiana e a maneira como agimos quando temos tarefas a executar. 

Marta, preocupada com os afazeres da casa, preparava com muito amor a refeição para Jesus, no entanto, se inquietava por não ter a ajuda da sua irmã. Maria, porém, não menos acolhedora que sua irmã, sentou-se aos pés de Jesus para lhe fazer companhia, e O escutava falar. 

Diante da observação de Marta, Jesus, com muita sinceridade, deu a ela uma lição de vida: “Marta, Marta! tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” 

Se estivermos bem atentos (as) nós iremos perceber também, que na nossa vida, nós nos agitamos e ficamos ansiosos (as) por coisas que nos são naturais fazê-las, e não precisariam de tanta preocupação. Jesus não censurou Marta pelo que ela estava fazendo, mas por causa da sua inquietação e angústia. Habitualmente, nós também nos preocupamos e queremos fazer muitas coisas de uma vez só, por isso, Jesus nos adverte que “uma só coisa é necessária“. 

A ação de nos sentar aos pés de Jesus para escutá-Lo faz com que possamos realizar as nossas ocupações com menos ansiedade e mais eficácia. Quando nós buscamos o reino de Deus pela oração, pela vivência da Palavra, as coisas acontecem naturalmente e tudo decorre por consequência da nossa busca. 

A oração nos leva à ação. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também, como Marta, para assumirmos os nossos encargos. De qualquer forma Jesus nos acolhe como somos e como estamos. 

Reflita -Você é Marta ou Maria no seu dia a dia? – Você tem sabido equilibrar essas duas situações? – Quando você tem muito o que fazer durante o seu dia como é que você se sente? – Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? – Faça essa experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.