12 de janeiro de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 3, 13-17 ...


🔥Batismo do Senhor - Domingo, 12 de janeiro de 2020 ...

Naquele tempo,13. Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele.

14. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

15. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.

17. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🔥 Tomemos consciência do nosso batismo ...

“Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então, o Céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre Ele. E do Céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual Eu pus o meu agrado” (Mateus 3,16-17).

Celebramos, hoje, o batismo de Jesus. No batismo de Jesus celebramos o nosso batismo, porque todos nós somos batizados n’Ele.

Jesus desceu às águas do Jordão para pegar na mão de cada um de nós e também nos conduzir à água. Jesus não precisava ser batizado, mas foi para nos levar, para nos conduzir às águas batismais.

Ao mesmo tempo, o batismo imprimiu na vida de Jesus a missão d’Ele. Ele mesmo recebeu o Espírito e, por isso, o Céu se abriu e Ele viu o Espírito em forma de pomba descer sobre Ele para realmente selar, marcar, concretizar que o Espírito de Deus estava sobre Ele. O Espírito Santo queria conduzi-Lo na sua missão e, ao mesmo tempo, à voz do Pai. “Esse é o meu Filho amado, no qual coloquei o meu agrado, a minha unção, onde a graça está sobre Ele”.

Precisamos deixar ressoar aquilo que Jesus ouviu com todo o ardor do Seu coração. Sobre nós repousa o Espírito de Deus que desceu e desce quando vivemos como batizados, quando assumimos a nossa consagração, quando nos deixamos realmente sermos guiados, conduzidos e direcionados pelo Espírito.

Batizados em Jesus precisamos ser cheios do Espírito Santo, renascidos nas águas batismais, para a qual Jesus nos conduziu.

Quando vivemos cheios do Espírito podemos ter a certeza de que o Pai está exclamando: “Este é meu filho amado. Este é o filho que faz a minha vontade. Este é o meu filho que se deixa conduzir pelo Espírito”.

Permitamos que o Pai se alegre como se alegrou com o Seu Filho Jesus, que recebeu a unção e estamos ungidos em Cristo, então, sejamos cristãos.

Cada cristão é um Cristo neste mundo, ungido e enviado pela graça para cumprir a missão do Pai. Tomemos, hoje, consciência do nosso batismo.

Queria fazer um convite muito especial: na Igreja que você for hoje, a Igreja em que você participar, visite o batistério, ore naquele batistério, no qual um dia você também foi batizado e, se possível, procure um dia conhecer o batistério da Igreja em que você foi batizado, renove a sua entrega e a sua consagração.

Muitas vezes, não sabemos nem a data do nosso batismo, não tomamos consciência da importância desse dia na nossa própria vida. Retomemos, hoje, a graça batismal que um dia Deus nos deu, a graça de sermos ungidos do Espírito e sermos filhos amados do Pai para sermos bons cristãos no mundo em que estamos.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.