3º Domingo do tempo Comum - 26 de janeiro de 2020 ...
12. Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.
13. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia,14. no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15. ”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos!16. O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17. Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
18. Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.19. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.22. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
🌷 Permitamo-nos ser pescados por Jesus para fazer parte do Seu Reino ...
“Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo” (Mt 4,23).
Jesus deixa a Sua terra, Nazaré; vai morar em Cafarnaum e viver às margens do mar da Galileia. E, sobre todo aquele território, que o profeta Isaías já dizia que jazia nas trevas, agora, brilha uma grande luz. Essa luz é Jesus que vem iluminar as trevas daquela região, mas sobretudo, iluminar as trevas de todos os corações que se abrem à Sua graça.
Jesus anuncia que o Reino de Deus está no meio do povo; está presente por meio da conversão. É preciso se converter e abrir a mente e o coração para aproximar-se desse Reino; Ele leva esse anuncio. É preciso anunciar, é preciso proclamar, é preciso dizer: “Olha, o Reino de Deus está aqui!”; mas é preciso converter-se para ele.
Quando Ele anuncia também chama. Ele chama a Pedro e a André; Ele vai saindo e chamando os homens que estão nos seus diversos trabalhos, sobretudo, porque estão à beira do mar; então, maioria é pescador. “Vinde! Agora, Eu farei de vocês pescadores de homens”. Esse convite é para nós, para mim e você, nós somos chamados para irmos fazer parte da “companhia de pesca” de Jesus.
Que beleza nos deixarmos ser pescados por Ele! Jesus me pescou um dia, pescou você também, e ainda que, muitas vezes, fujamos do “anzol da graça”, permitamo-nos ser fisgados; pegados; pescados por Jesus para fazermos parte do Seu Reino.
Nós precisamos pescar muitos para Jesus, precisamos pescar pessoas em nossa casa, em nossa família, no trabalho, na sociedade em que estamos. O mundo está sedento por conhecer o Reino de Deus.
E, assim como Jesus exercia a Sua missão por toda a Galileia ensinando, pregando e curando, nós também precisamos fazer a mesma coisa: ensinar o Reino de Deus, pregar a Palavra de Deus. E essa Palavra ensinada e pregada realiza curas, prodígios; ela cura e liberta o coração do poder do mal.
O mundo que jaz nas trevas tem sede da graça libertadora de Jesus. Por isso, nos permitamos ser pescados por Jesus para que, assim, possamos pescar o mundo e o levarmos para Deus e, desse modo, fazer o Reino de Deus acontecer.
Deus abençoe você!
* Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.