2 de fevereiro de 2020

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 22-40 ...


Apresentação do Senhor - Domingo, 2 de fevereiro de 2020 ...

22. Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.

23. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24. Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26. e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28. Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29. “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30. porque meus olhos viram a tua salvação, 31. que preparaste diante de todos os povos: 32. luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36. Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🔥 Nós somos consagrados a Deus ...

“E quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor” (Lc 2,22).

Estamos celebrando Jesus, que foi apresentado no templo. E por que que Jesus foi apresentado no templo? Primeiro, porque a Lei de Moisés ordenava justamente isso, que a criança fosse apresentada, que todo primogênito do sexo masculino fosse consagrado ao Senhor.

Veja, Jesus é levado e apresentado, e a apresentação significa a consagração, a entrega de Jesus; e como todo primogênito fazia, Ele estava fazendo o mesmo, e Seus pais também estavam cumprindo a Lei. Mais do que isso, Aquele que é o Consagrado, Aquele que nos consagra está se consagrando. Esse é o modo mais sublime de consagrar-se a Deus, de dizer que pertencemos a Ele.

Nós, ao participarmos das celebrações na igreja, vemos os objetos litúrgicos consagrados a Deus, ou seja, que pertencem a Ele, são propriedades d’Ele. Esses objetos não são usados para nenhuma outra coisa, a não ser para o serviço do Senhor.

Jesus, uma vez consagrado, é todo do Pai. Ele pertence ao Reino de Deus, está ali sendo entregue para que n’Ele e por Ele o Reino de Deus seja anunciado, proclamado, porque Ele foi sagrado, consagrado para essa missão.

Nós somos consagrados a Deus. Quando éramos ainda crianças, fomos também levados à pia batismal. E que beleza! Não só o Espírito foi derramado sobre nós, mas nós também fomos sagrados com o óleo da unção, também fomos consagrados a Deus, e quanto é importante tomarmos consciência da nossa consagração, o quanto é importante tomarmos consciência da nossa pertença a Ele!

Eu preciso dizer para mim mesmo a cada dia: eu pertenço a Deus, eu sou d’Ele, eu não sou melhor do que os outros, eu não sou melhor do que ninguém, mas em mim há uma consagração. Infelizmente, há aqueles que não assumem o seu batismo, não assumem a sua entrega, não assumem a sua consagração, não assumem que pertence a Deus.

Os pais até brigam, fazem questão de batizar logo as suas crianças, mas a nossa briga maior, a nossa luta maior é para vivermos a consagração, para vivermos o nosso batismo, é para vivermos a nossa entrega a Deus, é para vivermos a vida do Espírito em nós. Uma vez que Jesus foi consagrado, veja que Ele crescia forte e cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

A graça de Deus também está em nós. Não neglicenciemos essa graça; ao contrário, permitamos que ela cresça em nós, para que a levemos aonde quer que formos.

Que aprendamos, a cada dia, a levarmos a sério a nossa consagração, a nossa entrega a Deus.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.