28 de março de 2021

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 15: 1-39 ...

Domingo de Ramos - 28 de março de 2021 ...

1. Logo, ao amanhecer, os sumos sacerdotes prepararam uma reunião com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio e, depois de amarrarem Jesus, o levaram e o entregaram a Pilatos.

2. Pilatos perguntou-lhe:  Você é o rei dos judeus?

Ele respondeu:  Sim, você diz isso. 3. Os sumos sacerdotes o acusavam de muitas coisas.

4. Pilatos tornou a perguntar-lhe:  Você não responde nada? Veja de quantas coisas eles o acusam. 5. Mas Jesus nada respondeu, de maneira que Pilatos se surpreendeu. 6. Cada Fiesta concedia-lhes a liberdade de um prisioneiro, a quem pedissem. 7. Havia um, chamado Barrabás, que foi preso com os sediciosos que cometeram assassinato no motim. 8. O povo subiu e começou a pedir o que ele costumava conceder.

9. Pilatos respondeu-lhes  : Querem que eu solte para vocês o rei dos judeus? 10. (Pois ele percebeu que os sumos sacerdotes o haviam entregado por inveja.) 11. Mas os sumos sacerdotes incitaram o povo a dizer para libertar Barrabás.

12. Pilatos, porém, tornou a dizer-lhes:  E que farei eu daquele que chamais Rei dos Judeus?

13. O povo gritou de novo:  Crucifica-o!

14. Pilatos perguntou-lhes:  Mas que mal fez ele?

Mas eles gritaram  mais alto : Crucifica-o! 15. Pilatos então, querendo agradar ao povo, entregou Barrabás a eles e entregou Jesus, depois de açoitá-lo, para ser crucificado. 16. Os soldados levaram-no para o palácio, isto é, para o pretório, e convocaram toda a coorte. 17. Eles o vestem de púrpura e, trançando uma coroa de espinhos, cingem-no.

18. E começaram a saudá-lo:  Salve, rei dos judeus! 19. E espancaram-no na cabeça com uma cana, cuspiram nele e, ajoelhando-se, prostraram-se diante dele. 20. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe a púrpura, vestiram-lhe as vestes e o conduziram para fora para o crucificar. 21. E obrigaram a um que passava, Simão Cirene, que voltava do campo, o pai de Alexandre e de Rufo, a carregar a sua cruz.

22. Eles o conduzem ao lugar do Gólgota, que significa: Calvário. 23. Deram-lhe vinho com mirra, mas ele não o tomou. 24. Eles o crucificam e dividem suas vestes, tirando a sorte para ver o que cada um levaria. 25. Era a hora terceira quando o crucificaram.

26. E a inscrição da causa de sua condenação foi colocada:  O Rei dos Judeus. 27. Dois salteadores foram crucificados com ele, um à sua direita e outro à sua esquerda.

29. E os que passavam o insultavam, balançando a cabeça e dizendo: Ei, você que destrói o Santuário e o levanta em três dias, 30.  salve-se descendo da cruz!

31. Da mesma forma os principais sacerdotes zombavam uns dos outros junto com os escribas, dizendo:  Ele salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar.

32. O Cristo, o Rei de Israel! Desce agora da cruz, para que o vejamos e creiamos. Aqueles que estavam sendo crucificados com ele também o insultaram. 33. Na hora sexta, houve trevas em toda a terra até a hora nona.

34. À hora nona, Jesus gritou em alta voz: Eloí, Eloí, Sabactaní lema? - que significa - Meu Deus, meu Deus! Por que você me abandonou?

35. Quando alguns dos presentes ouviram isso, disseram:  Olha, chama Elias.

36. Então um deles correu para embeber uma esponja em vinagre e, segurando-a junto a uma cana, ofereceu-lhe de beber, dizendo: “  Pare, vejamos se Elias vem buscá-lo”.

37. Mas Jesus, com um grande clamor, deu seu último suspiro. 38. E o véu do santuário rasgou-se em dois, de alto a baixo. 39. Quando o centurião, que estava à sua frente, viu que assim havia morrido, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.

- Palavra de Salvação.

- Glória a Vós, Senhor! 

🌿🌷 Acolhamos Jesus na pessoa do próximo ...

“Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: ‘Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!’” (Marcos 11,9-10).

Estamos, com a graça de Deus, iniciando a semana da graça, a Semana Santa, Semana Maior, semana da Paixão, da Morte e da Ressurreição gloriosa de Jesus.

O nosso ponto de chegada é a Ressurreição, é ela que ilumina e traz toda a luz para as dores, para as paixões e para a grande paixão da vida que é o sofrimento de Cristo. E, Ele, com certeza, se manifesta nos sofrimentos, nas dores e na vida de cada um de nós. Por isso, esse domingo não é só o Domingo de Ramos, é também o domingo da Paixão de Jesus.

Se Jesus entra glorioso em Jerusalém, reconhecido e aclamado por alguns, os mesmos ou alguns dos que O aclamam vão também gritar em meio ao engano, a ilusão, a massa de manobra que promove um grupo de judeus, vão gritar pela sua crucifixão.

Vamos contemplar o Cristo que é aclamado como o Rei de Israel, o bendito que vem em nome do Senhor, mas vamos contemplar o Jesus que é traído, que é gritado para ser crucificado. É o drama das contradições humanas, é o drama das nossas próprias contradições.

Muitas vezes, amamos a Deus, temos Deus como tudo em nossa vida, mas também nos opomos a Ele. Se temos a graça de estarmos na Sua presença, muitas vezes, caímos na desgraça de nos corromper pelo pecado. Se temos a graça de amá-Lo na Eucaristia, caímos na infeliz desgraça de rejeitá-Lo na pessoa do próximo. Se O amamos com nossas palavras e atos, nós, muitas vezes, O rejeitamos na pessoa dos nossos irmãos, que é a presença d’Ele no meio de nós.

Vamos celebrar a nossa Semana Santa nos santificando pela Palavra, vamos celebrar acolhendo-O como nosso Senhor e Salvador. Ao mesmo tempo, vamos acompanhar a Sua Paixão, acompanhar todo o drama que envolve a Sua morte para não continuarmos crucificando Jesus com as nossas obras e atos, mas nos arrependermos, nos purificarmos, nos renovarmos, sermos de verdade do grupo dos Seus seguidores, aqueles que não abandonam seja qual for a situação da vida e do mundo onde passamos.

Que sejamos a verdadeira Igreja de Cristo que O ama sobre todas as coisas e que vive na comunhão com os seus irmãos. Sejamos a Igreja de Cristo que acolhe Jesus; e que saibamos acolher os outros como pessoas que simbolizam e representam Jesus para nós.

O Jesus que nós amamos vem ao nosso encontro na pessoa dos pobres e sofredores, vem ao nosso encontro naqueles que nos opomos, mas eles vêm de alguma forma trazer Jesus para nós. Acolhamos Jesus porque Ele está no meio de nós!

Uma boa e abençoada Semana Santa para todos!

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.