2º Domingo da Páscoa - 11 de abril de 2021 ...
19. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24. Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29. Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30. Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31.Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
🌿🌷Quem tem o Espírito Santo leva o perdão aos corações ...
“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (João 20, 22-23).
Celebramos o segundo domingo da Páscoa, e, neste domingo, celebramos a Misericórdia de Deus por excelência. Jesus, o Ressuscitado, dá-nos a paz, e o grande dom e fruto da paz no nosso coração é o perdão dos nossos pecados.
Precisamos entender a dimensão profunda do que significa ser perdoado, porque se entendêssemos melhor o que significa perdão, procuraríamos vivê-lo, buscá-lo, e assim perdoaríamos uns aos outros.
Não entendemos aquilo que o pecado causa em nós, ou seja, um profundo estrago, pois ele quebra, dentro de nós, aquilo que é a nossa dimensão humana mais linda, profunda e bela: ele vai nos tornando cada vez mais distantes daquela imagem original a qual Deus nos criou.
O pecado dilacerou a nossa imagem humana, e o único jeito de recuperar aquilo que ele estragou é por meio do perdão. Este traz-nos, novamente, a graça de restaurar o que está quebrado, perdido e dilacerado. O perdão liga aquilo que o pecado desligou, por isso necessitamos de mais dele.
Deus desceu à Terra e veio até nós para nos conceder Seu perdão. Estamos acostumados a dizer: “Eu errei. Perdoa-me!”, “Eu lhe perdoo”. O perdão resgata, restaura e levanta. Só um Deus profundamente misericordioso, um Deus cujo o nome é misericórdia, é capaz de perdoar-nos; e Ele não só nos perdoa como também nos resgata novamente daquilo que o pecado causou em nós.
Muitas vezes, buscamos o perdão de maneira superficial, e somos também superficiais em perdoar uns aos outros, porque não mergulhamos na dimensão profunda do perdão.
Quando conhecermos as nossas misérias, quando, de fato, mergulharmos naquilo que é a nossa verdadeira fragilidade humana, vamos entender o que é a misericórdia, vamos banhar-nos e lavar-nos na misericórdia de Deus.
É por isso que Jesus está, hoje, soprando Seu Espírito Santo sobre nós, porque só o Ele pode trazer o perdão para os nossos pecados. Quem tem o Espírito leva o perdão aos corações, quem não O tem retém o perdão, porque está retido. Então, se somos cheios do Paráclito, e Ele está em nós. Que sejamos tomados pela misericórdia de Deus, pelo Seu perdão, e então levemos ao mundo a misericórdia e o perdão que vem do coração do Pai.
Deus abençoe você!
* Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.