19 de setembro de 2021

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 30-37 ...

25º Domingo do Tempo Comum - 19 de setembro de 2021 ...

Naquele tempo, 30. Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso,

31. pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

32. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”

34. Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

35. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

36. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37. “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🌿⚘ A humildade nos faz alcançar o Reino de Deus ...

“Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!’” (Marcos 9,35).


Jesus está anunciando para os Seus discípulos, após atravessar a Galileia, o seu segredo mais profundo, o segredo do significado do seu messianismo ou da sua vida de Messias como Cristo. Porque, mesmo se Pedro e eles tivessem confessado (sobretudo Pedro) que Jesus era o Cristo, o Messias, eles não sabiam o significado profundo do que é ser o Messias, e Jesus disse: “Vou ser entregue nas mãos dos homens, e eles me matarão. Mas, depois de três dias eu hei de ressuscitar”. Os discípulos não compreenderam nada e tinham medo de perguntar. Não compreenderam porque ninguém quer compreender o sofrimento, mas não é o sofrimento pelo sofrimento, Jesus não está anunciando que Ele simplesmente vai sofrer, Ele está dizendo que vai vencer a morte e o sofrimento porque está proclamando a Sua ressurreição. Só queremos chegar na glória, mas não queremos saber da cruz; só queremos saber do resultado, mas não queremos saber da prova.

Nenhum corredor chega na final para ser reconhecido e respirar fundo, vencer a prova sem ter passado por ela, sem ter corrido e sem ter, muitas vezes, suado. Ninguém passa nessa vida sem passar pela prova do sofrimento, da dor e da morte. Jesus está anunciando o que vai acontecer com Ele, mas os discípulos não estão interessados ou não estão maduros (melhor dizendo) para compreender o significado da vida e da vida de Jesus, o Filho do Homem. Eles estão discutindo entre eles quem vai ser o maior, quem é o mais importante. Jesus, vendo a imaturidade deles, os acalma e diz: “Entre vós não pode ser assim. Quem quer ser o primeiro, seja o servidor de todos, seja aquele que serve a todos, seja aquele que se coloca abaixo de todos”.

O Reino que Ele veio anunciar não foi o reino dos grandes, dos mais importantes, daqueles que querem ser servidos e agraciados como os melhores. Agraciado é quem serve, é quem é humilde, é quem se coloca no último lugar, é quem lava os pés dos seus irmãos, é quem sabe servir e não quer ser servido, é quem sabe buscar o último lugar e está entre os mais humildes, os mais pobres e sofredores. Agraciado é quem tem o coração de uma criança.

A criança não tinha importância e significado nenhum, é por isso que Jesus pega uma criança, coloca-a em seus braços e abraçando-a diz: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que está acolhendo”. 

Para acolhermos o Reino de Deus, acolhamos nossas crianças, amemos nossas crianças e acolhemos com amor, ternura e afeto. Aprendemos com elas que o Reino de Deus é dos pequenos, dos humildes e dos puros e não de quem quer ser grande, quem quer levar vantagem sobre os outros, quem quer contar sempre vantagens. O Reino de Deus é para quem tem desvantagens neste mundo, mas é muito vantajoso e agraciado aos olhos de Deus.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.