28º Domingo do Tempo Comum - 10 de outubro de 2021 ...
Naquele tempo, 17. quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
20. Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22. Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
23. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24. Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26. Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27. Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28. Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30. receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
🌿🌷O Reino dos Céus é a glória plena da nossa realidade humana ...
“Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10, 24).
Jesus, que nos traz a graça do Reino de Deus, no Evangelho de hoje, nos mostra aquele que se aproximou d’Ele ao longo do caminho e perguntou, (até de joelhos ele estava): “Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Até a própria palavra “ganhar” é no sentido mesmo de possuir. Queremos ganhar tudo na vida, mas Jesus está nos ensinando que a lógica do Reino de Deus “ganhar”, é preciso primeiro perder.
O Reino de Deus não é uma vantagem, o Reino de Deus é a maior glória da vida humana, é a maior riqueza da vida humana. Não há graça maior, bem maior, preciosidade maior do que termos o Reino de Deus e estarmos no Reino de Deus. O mal é quando você quer comparar o Reino de Deus com as outras coisas da sua vida. O Reino de Deus não se compara, ele não está nessa lógica, e é por isso que muitos não o conquistam, porque querem fazer do Reino de Deus mais um troféu; e o Reino dos Céus não é um troféu, ele é a glória plena e definitiva da nossa realidade humana.
Esse jovem que se aproximou de Jesus, Jesus ensinou a ele o primeiro passo: o passo essencial para entrar no Reino dos Céus é guardar os mandamentos. Ninguém vai entrar no Reino dos Céus, se não vive os mandamentos de Deus, se não coloca em prática aquilo que é essencial: não roubar, não matar, não levantar falso testemunho, não cometer adultério, não mentir… Então, é a primeira escada que nós temos que subir.
Uma vez que subimos essa escada para chegar no Reino dos Céus, tem mais degraus, e, depois de vivermos os mandamentos, praticarmos os mandamentos, para tomarmos posse do Reino é necessário o desapego, e aqui é onde muitos param no caminho porque somos muito apegados aos bens materiais, às coisas materiais, às realidades materiais, pois elas nos fascinam, preenchem o nosso olhar; ocupam nossos pensamentos e sentimentos, praticamente, quase que o dia inteiro, o tempo inteiro.
O homem, o ser humano dos tempos modernos, vive em função do ganhar, vive em função da posse, nunca está satisfeito com o que tem. Quando Jesus diz que dificilmente um rico entra no Reino dos Céus é porque o rico se refere à pessoa gananciosa, aquele que vive apenas da gana, do ganhar e não é capaz, mesmo com o muito que ganha ou com o pouco que ganha, saber perder, dividir, partilhar e compartilhar o que tem.
Ganancioso é aquele que só quer acumular, aquele que só quer ter mais, e aí realmente ele não vive a lógica do Reino dos Céus. Como ele quer ganhar o Céu se o mundo para ele, a alegria para ele é as portas e os bens materiais que ele tem? Por isso, é difícil entrar no Reino dos Céus, porque, enquanto a cabeça estiver só entretida e metida nos valores deste mundo, o Reino dos Céus para nós fica sempre distante, agora quando nós tendo ou não os bens, sabemos colocar a cabeça e o coração primeiro em Deus, o nosso coração está sempre mais perto d’Ele.
Deus nos ensine a sermos desprendidos daquilo que nos prende neste mundo, para alcançarmos e agarrarmos o Reino que Ele mesmo nos prometeu.
Deus abençoe você!
* Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.