31 de outubro de 2021

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 28b-34 ...


31º Domingo do Tempo Comum - 31 de outubro de 2021 ...

Naquele tempo, 28. um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”

29. Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31. O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🌿🌹 É necessário silenciar a alma para ouvir o Senhor ...

“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12, 29).

Você está vendo que o mestre da Lei, alguém que conhece a Lei de Deus acima de qualquer coisa e mais do que ninguém, está se aproximando de Jesus para perguntar qual é o primeiro, qual é o maior de todos os mandamentos. Chama-me a atenção porque Jesus começa respondendo com o chamar Israel: “Ouve, ó Israel”, é preciso ouvir.

Estamos diante de uma sociedade surda, a surdez tomou conta de nós porque não ouvimos Deus. Todos esses disparates emocionais, todas essas complexidades, brigas, confusões, inclusive na igreja e no Reino de Deus, é porque cada um está escutando Deus como quer, cada um está escutando somente o que quer.

No meio de um mundo tão confuso, tão barulhento como o nosso, escutamos o nosso egoísmo, escutamos nossos anseios, escutamos o que está em nós e pouco, quase nada, escutamos a Deus. Por isso que primeiro vem o mandamento amar. Amar é uma exigência fundamental, mas como é que eu vou amar aquele que não escuto?

Uma criança é criança porque ouve de tudo, seu pai e sua mãe. E você vê que uma criança se perde, começa a se desgarrar dos seus pais quando deixa de ouvir. Precisamos ouvir a Deus; e é um trabalho que exige muita disciplina interior, exige muita aplicação de alma e de coração, exige muita penitência e muito desprendimento porque estamos num mundo muito barulhento; é muito barulho em casa, é muito barulho com tantas coisas ligadas que nós estamos conectados, é TV, é rádio, é celular; e tem gente que não consegue viver sem essas coisas, dorme e acorda movido por esses barulhos todos.

Estamos o tempo inteiro recebendo mensagens, é toque pra lá, alerta pra cá. Vejo que, muitas vezes, as pessoas não conseguem nem andar, se não tiver alguma coisa aqui dentro para barulhar o ouvido, porque não somos capazes nem de ouvir o nosso interior.

Na sociedade do barulho que nós estamos, é preciso a grande ascese, um grande trabalho interior de escutar o Senhor, porque é só escutando a Deus que vamos amá-Lo com todas as nossas forças, amá-Lo com todo nosso coração, amá-Lo com todo o nosso entendimento e com todo o nosso ser. É só escutando a Deus que vamos amar a nós, vamos cuidar de nós porque o próprio Deus vai nos ensinar a nos amarmos e não vamos amar o nosso irmão, se não escutarmos a Deus.

Deus vai nos impulsionar para o amor, Deus vai nos impulsionar para amarmos uns aos outros; por isso, para amar é preciso ouvir. Se você ama alguém; escute, você escuta até o silêncio dela.

A linguagem de Deus é o silêncio, é preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma, para Deus direcionar o nosso coração.

Deus abençoe você!

* Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.