14 de maio de 2023

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 15-21 ...

6° Domingo da Páscoa  -  14 de maio de 2023 ...

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos,

16. e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17. o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

21. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🥀 Prestes a se afastar deste mundo, Jesus continua instruindo seus discípulos a respeito dos seus próximos passos. Não os deixará órfãos. Ao contrário, vai enviar-lhes outro Advogado, o Espírito da Verdade.

O termo “advogado”(paráclito, em grego) encerra uma vasta gama de significados: defensor, consolador, intercessor. Para estar em condições de receber o Espírito Santo, há duas exigências: amar a Jesus e obedecer a seus mandamentos.

O “mundo”, isto é, a sociedade assentada na injustiça, não consegue perceber a benéfica presença e a transformadora ação do Espírito Santo. Os discípulos, entretanto, poderão se beneficiar da presença e do amor do Espírito Santo, de Jesus e do Pai. Desse modo, a comunidade estará apta a dar continuidade à obra de Jesus.🥀

* Padre Francisco Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.