27 de fevereiro de 2011

* São Lucas 1, 38.


Então disse Maria:
"Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a tua palavra."
E o anjo afastou-se dela.
São Tomás de Aquino é um é um sol da Teologia católica.
 Ele tem uma inigualável capacidade de explicar, de forma simples e contundente, aquilo que parece extremamente complicado.

Ele mostra aos seus alunos como foi conveniente o plano de Deus, e como Ele atuou com sabedoria infinita ao enviar um anjo a Maria. Isto por três motivos:
1. Porque há um desígnio divino geral, segundo o qual as coisas do Céu devem chegar aos homens por meio dos anjos. Eles foram os primeiros a ser instruídos sobre a Encarnação, e encarregados de instruir tanto São Zacarias, de quem viria o precursor (São João Batista), quanto Nossa Senhora sobre o plano de Deus.

2. Porque, assim como o início da decadência humana se deu por meio de um anjo, quando Eva caiu — pois um anjo decaído, um demônio, falou-lhe e a tentou —, assim também convinha que fosse através de um puro espírito, falando com uma mulher, que se desse o início da restauração humana, anunciando a vinda do Salvador.

3. Porque Maria Santíssima era virgem, e a virgindade é uma virtude angélica — associada aos anjos por fazer da vida terrena uma vida de espírito, celestial.

Nessas questões e explanações de Santo Tomás, fica claro que, como regra ou como exceção, Nossa Senhora é sempre um verdadeiro modelo para nós, digno de nossa admiração e de nosso amor.

Um comentário:

  1. Obrigado Senhor Jesus, por nos entregar sua
    Mãe Santa como nossa Mãe.

    Que a minha vida seja um hino de glórias
    e louvores a Ti Senhor Jesus
    e a Ti Mãe Maria.

    ResponderExcluir

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.