26 de dezembro de 2021

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 41, 52 ...

Sagrada Família: Jesus, Maria e José - 26 de dezembro de 2021 ...

41. Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa.

42. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46.Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

49. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”50. Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 

51. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🔥 Cultive o Amor no seio de sua família! 

“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2, 51).

Celebramos, com muito amor, a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Em todo o contexto do Natal, colocamos a primazia da família porque Deus veio morar no meio de nós no seio de uma família. Para Deus nada é mais sagrado do que a família, a família humana, mas a família de onde nós viemos, a família onde estão os nossos pais, a família onde se realiza o amor conjugal do homem e da mulher.

Como é importante resgatarmos a cada dia o valor sagrado que tem uma família. Não podemos cair na mentalidade, na visão mundana de que família é coisa descartável. Nenhum ambiente é tão importante para que sejamos pessoas humanas plenas como o nosso ambiente familiar, ainda que na vida nós tenhamos tantos outros compromissos com trabalhos, estudos e outras coisas que nos envolvam. Precisamos do ambiente familiar, do nicho familiar, do aconchego da família.

Deus, nossa família divina: Pai, Filho e Espírito Santo, nos deu Seu Filho eterno presente entre nós, no seio de uma família, para que tenhamos a compreensão cada vez mais lúcida de que a bênção, de que a formação humana, de que o ser humano pleno se faz no seio de uma família. É claro, não vamos nos iludir porque há famílias que passam por muitos sofrimentos, há famílias que, muitas vezes, faltam um dos membros importantes (o pai, a mãe), por diversas circunstâncias da vida. Há famílias que se dissolveram, mas nenhum desses acontecimentos tira o brilho, o lugar, tira a importância que a família tem para resgatar a humanidade. Não há nenhum plano de governo, não há nenhum plano que você possa pensar para fazer bem à humanidade que não passe pela família.

Para que uma família viva e seja plena é preciso que o amor seja um vínculo fundante dessa família, mas seja também o vínculo que mantém essa família durante todo o tempo. Nenhum outro sentimento, nenhuma outra virtude é tão sublime como o amor. É preciso que o amor seja cada vez mais cultivado e vivido no seio de nossas famílias!

O que leva uma família, muitas vezes, a viver crises não são simplesmente os problemas que aparecem, porque todos eles aparecem em qualquer família, mas é o amor ser ignorado, é o amor não ser respeitado, é o amor não ser vivenciado, é o amor ser negligenciado, é o amor ser deixado de lado.

Todas as coisas podem ser deixadas de lado: televisão, celular, computador… A família pode até passar por dificuldades financeiras, mas não pode faltar o amor, pois sem o amor a família perde o sabor, a razão e a graça de ser. Que nossas famílias sejam, hoje, resgatadas e batizadas no amor sublime de Deus que nos visitou, para tornar a nossa família cada vez mais sagrada e amada no coração do Senhor.

Deus abençoe você! Deus abençoe sua família! 

* Padre Roger Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.