Solenidade da Epifania do Senhor - Domingo, 2 de janeiro de 2022 ...
1. Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
3. Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6. E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7. Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
🥀Encontre Deus na sua vida ...
“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mateus 2,2).
A pergunta que norteia todo o Evangelho: “Onde está?”, o mais importante é encontrar o lugar. Se Deus se fez carne, nós precisamos entender que Ele está no meio de nós, Deus está conosco e nós precisamos encontrá-Lo na nossa vida. Você precisa encontrar Deus na sua vida. Se Deus se fez carne, Ele se apresenta na nossa realidade em cada situação e em cada momento. Nós precisamos descobrir qual é este lugar onde Deus, hoje, habita a minha vida e a sua vida.
A primeira coisa que esse Evangelho de hoje nos revela é a inquietude. Se Deus está num determinado lugar, nós precisamos sair de nós mesmos, colocar-nos a caminho e nos mover na direção de Deus. Essa Palavra de hoje quer movimentar o seu coração, ela quer movimentar você para ir ao encontro do Senhor.
O texto continua dizendo: “Onde Ele nasceu? Onde Ele está?”. Preciso saber quando foi que Deus entrou na minha história, preciso identificar quando foi que Deus nasceu dentro de mim, essa verdade vai guiar toda a minha vida, toda a minha existência, não só nesta vida, mas também na vida eterna. Entender quando foi o meu encontro pessoal com o Senhor, quando, de fato, eu nasci para Deus. Isso é importante!
O “rei dos judeus” — Onde está o rei dos judeus? — esse rei governa de uma forma totalmente diferente do que nós imaginamos, o Seu trono é a cruz, a Sua coroa é a coroa de espinhos, espinhos do amor; o seu cetro real é o cajado do Bom Pastor, os seus súditos são chamados de amigos, são chamados de irmãos e o Seu reinado não tem fim, não tem limites; é aqui, é agora e é por toda a eternidade. Por isso, como é necessário que você encontre este rei, como é fundamental que nós encontremos este rei na nossa vida de forma muito concreta, de forma muito real, porque Ele está vivo no meio de nós, Ele está presente no meio de nós, a Sua carne assumiu a nossa carne.
Que essa pergunta de hoje também inquiete o nosso coração, o meu coração e o seu coração: “Onde está o rei dos judeus na minha vida?”. Eu vi a sua estrela no Oriente e também quero adorá-Lo. Adorá-Lo em Espírito e Verdade, adorá-Lo com a minha vida.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
* Padre Donizete Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.