6 de fevereiro de 2022

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 1-11 ...


5º Domingo do Tempo Comum - 6 de fevereiro de 2022 ...

Naquele tempo, 1. Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.

2. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.

3. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.

5. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

6. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

9. É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.

10. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

11. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

🥀 Leve a todos os corações a Palavra de Deus ...

“Naquele tempo, quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’” (Lucas 5, 4-5).

Hoje é domingo, dia do Senhor! Jesus acaba de falar, a Sua Palavra exorciza os corações, a Palavra de Jesus tem a capacidade de gerar o homem novo, a mulher nova. Jesus ordena a Simão: “Avança!”; a palavra no singular. Depois, Ele diz: “Lançai as vossas redes”, no plural. É um convite para um, mas também um convite para todos, um é responsável por todos, mas todos são responsáveis. A unidade é onde ninguém perde a sua individualidade.

Mania de não assumir a responsabilidade pessoal pela própria vida é um vício de todos nós, queremos sempre remeter a alguém uma responsabilidade que é nossa. Hoje, o Senhor quer nos responsabilizar pessoal e comunitariamente pelo anúncio do Evangelho.

Manifestações dessa nossa mania é o nosso descomprometimento paroquial, a falta de engajamento na nossa comunidade, aquele tipo de conduta de ser servido e não de servir, a concepção de Igreja como lugar que me oferece alguma coisa, e não como o lugar de se oferecer em sacrifício, de doar a própria vida. Jesus quer nos recordar algo muito importante na nossa Igreja: o serviço, a disposição, a disponibilidade para as obras de apostolado para evangelizar; aquele movimento de sair do nosso comodismo.

Jesus ordena: “Avança mais profundo, não tenha medo de ir em profundidade”, porque alguns problemas na nossa vida pessoal ou da nossa vida eclesial são apenas a ponta do iceberg, nós temos que ter coragem de ir em profundidade e resolver os problemas na raiz.

O Senhor diz: “Lançai as redes”, uma ordem dada a pescadores, e Jesus era filho de carpinteiro. Era de dia, e não se pesca de dia, aparentemente ordens muito insensatas da parte de Jesus. Por que para nós é sensato só aquilo que nós conseguimos fazer? Porque, muitas vezes, Deus vai nos pedir o absurdo, Deus vai exigir de nós algo que a nossa lógica não vai compreender.

Simão Pedro responde: “Mestre, […]” — veja, um pescador chamando um carpinteiro de Mestre — “[…] em atenção à tua palavra”, ou seja, a nossa perícia, a nossa capacidade de fazer alguma coisa, precisa sempre estar unida à Palavra de Cristo, não podemos ser autossuficientes. Embora já saibamos fazer ou já tenhamos consciência de muitas coisas, precisamos nos unir sempre à Palavra de Cristo: “Em atenção à tua palavra”. Simão chama Jesus de Mestre num contexto onde ele sabia muito bem. O nosso problema é se nós escutamos a Palavra de Deus; o nosso problema, muitas vezes, pode ser resolvido se nós escutarmos a Palavra de Deus.

“Lançai as redes” fala de conexão, fala dessa concepção da Igreja como o Corpo de Cristo, todos unidos com um único e mesmo objetivo: levar a todos os corações a Palavra de Deus.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

* Padre Donizete Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.