6° Domingo do Tempo Comum - 12 de fevereiro de 2023 ...
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17. Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
20. Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'.
22. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
23. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. 27. Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31. Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
33. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35. nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36. Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
💌 Senhor ... Encanta-me o Teu jeito, ao mesmo tempo filial e soberano, de lidar com o ensinamento que preparou o Teu Caminho.
Os antigos estabeleceram orientações para nossa vida em comum, mas Tu buscas realizar uma recriação de nossa história.
Tu queres gerar em nós afetos pacificados, olhares ordenados, palavras santificadas para que nossa humanidade seja semelhante à Tua.
Sensível ao Teu apelo eu Te peço, Mestre do Reino da Graça, ajusta minha existência à Vida que recebes do Teu Pai, ajusta minhas relações ao Vínculo que vem do Teu Espírito, ajusta meu serviço ao Dom à maneira do Céu.
Assim serei testemunha desta Justiça maior que não descansa até incluir os últimos na eterna ciranda do Amor.💌
* Padre Francys Silvestrini Adão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.