5 de setembro de 2011

* Setembro, mês dedicado à Bíblia.


“Vós sois a luz do mundo.
Uma cidade construída sobre a montanha
não fica escondida.
Não se acende uma lâmpada
para colocá-la debaixo de uma caixa,
mas sim no candelabro,
onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas,
para que vejam as vossa boas obras
e louvem o vosso Pai que está no céus."
(Mt 5, 14-16)


Setembro é o mês dedicado à Bíblia. O livro mais importante da fé cristã é repleto de belíssimas histórias e serve de base para toda a doutrina da Igreja. Não só no mês de setembro, o Livro Sagrado deve ser a prioridade na família, na catequese e nos círculos de oração. Não podemos esquecer que a Bíblia não é um livro e, sim, uma coleção de livros; a Bíblia católica possui 74 livros.

A idéia de dedicar o mês de setembro à Bíblia surgiu, no Brasil, em 1971, por ocasião do cinqüentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil. A Bíblia é o testamento da obra de Deus-Pai na história da humanidade, desde a criação, passando pelas primeiras civilizações, a vinda de Cristo e as primeiras comunidades cristãs, além das previsões do Apocalipse.

O verdadeiro cristão se dedica ao estudo e à vivência da Palavra de Deus, que é luz para nossa vida e alimento para nossa missão: "Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).  É  importante que os cristãos vivenciem, criteriosamente, o estudo da Bíblia e usem sempre seus ensinamentos como prova de amor a Deus e aos irmãos.

A Bíblia é o Testamento de Amor, a Carta de Amor que Deus Pai deixou para toda a humanidade. É nela que nós vamos encontrar os desejos e as intenções de Deus para conosco. É nela que podemos encontrar as recomendações e os tesouros que Deus tem para nos oferecer. Se nós não abrirmos a ela e não lermos esta "Carta de Amor", não ficaremos sabendo da amizade íntima que Deus quer ter conosco "desde o nascer ao pôr-do-sol".

Pedindo sempre a luz do Espírito Santo e vencendo toda e qualquer preguiça, busquemos ler com fé o Livro Sagrado. E a cada letra, a cada palavra, vamos perceber e ouvir a Voz de Deus que fala ao nosso coração. Nenhuma pessoa consegue sobreviver sem "arroz e feijão", ou seja, sem alimento. Da mesma forma que nenhum seguidor do Senhor consegue viver sem o Alimento da Palavra. Quanto mais intimidade tivermos com ela, tanto mais intimidade teremos com o próprio Senhor. E aí veremos as graças acontecerem como verdadeiros rios de Água Viva, porque a Bíblia é o grande, único e verdadeiro Testamento de Amor.


FONTE: CNBB e Canção Nova (Com adaptações)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.