16 de agosto de 2012

* O Trânsito de Maria aos Céus ...



15 de agosto de 2012 - "Festa da Assunção de Maria".

Na verdade, poderemos designar com o nome de morte o mistério que se realizou em Vós, oh Maria? [...]

Uma vez que, quando Vos tornastes Mãe, Vossa virgindade permaneceu incólume, Vosso corpo foi preservado da decomposição ao emigrar deste mundo, ficando transformado num tabernáculo mais ilustre e excelso, não mais sujeito à morte, mas destinado a perdurar pelos séculos sem fim. [...] Não chamaremos de morte o Vosso sagrado trânsito, mas dormição ou emigração e, com mais propriedade ainda, o designaremos como permanência na pátria, pois, ao deixar este mundo, obtendes uma morada muito mais excelente.

Os anjos e arcanjos Vos trasladaram. Ante Vosso trânsito, os espíritos imundos que voam pelos ares, estremeceram-se de espanto. Com Vossa passagem, o ar ficou abençoado e o éter santificado. O Céu, com gozo, recebe Vossa alma [...]
Não subistes ao Paraíso à maneira de Elias, nem fostes como São Paulo transportada ao terceiro Céu, mas chegastes até ao trono real de Vosso Filho, ao qual contemplais com Vossos próprios olhos e com Ele habitais num clima de grande felicidade e confiança. 

(SAN JUAN DAMASCENO - Homilia sobre la Dormición de María)
São João Damasceno nasceu e morreu bem antes do dogma a Assunção, e mesmo assim já pronunciava o tal fato como uma verdade de fé.
É importante lembrar que a subida de Jesus ao Céu, foi uma ascensão, ou seja, Ele subiu pelo seu próprio poder, já Maria subiu ao Céu levada pelos anjos por ordem do Senhor.

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, 
ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.