16 de agosto de 2012

* Em busca do ouro ...


Recentemente tivemos os Jogos Olímpicos em Londres. Choramos e nos alegramos com as derrotas e vitórias, mas todos nos divertimos com o espetáculo de superação, beleza e competitividade que os jogos nos proporcionaram. O esporte entusiasma tanto os que o praticam como os que o assistem, pois existe em sua prática um desejo de superação de si mesmo, ou de participar dessa superação. Ao torcer nos sentimos vitoriosos ou derrotados conforme o desempenho do atleta. No esporte temos o desejo de superar limites, de sairmos de nós mesmos e tentar algo próximo à perfeição na modalidade exercitada.

A dedicação que os atletas demonstram para conseguir seus objetivos é impressionante. Ninguém chega a praticar realmente bem um esporte se não tiver disciplina, dedicação, renúncias e perseverança. Ao assistir as Olimpíadas temos certeza de que todos os atletas presentes têm atrás de si um passado de muito esforço para chegar até ali. A conquista da medalha de ouro é o objetivo, mas todos podem considerar-se vitoriosos só com o fato de terem chegado a competir.

O esporte tem algo a nos ensinar sobre a vida espiritual. São Paulo já nos falava que o esforço dos atletas para conseguir seu objetivo, deveria ser imitado pelos cristãos na busca da santidade: “Os atletas correm para ganhar uma coroa perecível; nós, para ganharmos uma coroa imperecível” (1Co 9, 24-25). Na vida espiritual o desejo de superação tem o nome de transcendência. Todos nós aspiramos a sermos mais do que aparentamos ser. Queremos viver além da materialidade limitada da vida e buscamos valores que dão sentido para a nossa vida. Devemos aprender do esporte a determinação, o entusiasmo, a dedicação e todo o esforço para levarmos uma vida mais santa e próxima de Deus. Todos buscamos a transcendência, mas será que nos esforçamos para consegui-la? 

Do esporte devemos aprender também a darmos o máximo de nós mesmos naquilo que fazemos. Se o nosso objetivo é seguir o Evangelho, então todas as nossas forças devem estar voltadas para esse objetivo. Mas uma atitude devemos ter bem presente: todos devemos buscar o melhor de nós mesmos, ou seja, buscar a “medalha de ouro”, mas esse ouro não é a vitória sobre os outros, nem é a perfeição acima de todas as coisas. O ouro buscado é o que podemos fazer de melhor. Não é no sentido da competição, mas no sentido da auto-superação. Nosso ouro é o esforço que fazemos para nos aproximar do Evangelho e a cada passo dado se conquista o seu ouro. Todos temos um ouro evangélico que podemos conquistar e para fazê-lo é válido todo o esforço.

Qual é o ouro que você pode conquistar nesse momento de sua vida? Eis a questão que o esporte nos apresenta.

(Pe. Elcio José de Toledo, SJ - elciotoledo@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.