19 de agosto de 2012

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 39-56.



Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com grande grito, exclamou: “Bendita és Tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do Teu ventre! Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a Tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-Aventurada Aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de Sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada, porque o Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O Seu nome é Santo, e Sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que O respeitam. Ele mostrou a força de Seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de Sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

MARIA, SENHORA DA GLÓRIA ...

Com alegria e toda devoção nos aproximamos hoje da Mãe de Jesus.  Maria, a jovem de Nazaré, chamada pelo Alto a ser a Mãe do Senhor depois de percorrer os tempos da história foi assunta na glória dos céus. Esta é a solenidade bela  da Senhora da Glória. A Constituição Apostólica Munificentissimus Deus de Pio XII assim se exprime: “Por conseguinte, desde toda a eternidade unida misteriosamente a Jesus Cristo, pelo mesmo desígnio de predestinação, a augusta Mãe de Deus, imaculada na concepção virgem inteiramente intacta na divina maternidade, generosa companheira no divino Redentor, que obteve pleno triunfo sobre o pecado e suas conseqüências, ela alcançou ser guardada imune das corrupções do sepulcro, como suprema coroa de seus privilégios. Semelhante a Seu Filho, uma vez vencida a morte, foi levada em corpo e alma à glória celeste, onde Rainha, refulgente à direita do seu Filho, o imortal Rei dos séculos”.

Uma mulher privilegiada. Maria, uma judia piedosa que buscava a Deus e percorria os caminhos da Palestina. Uma mulher que vivia a espiritualidade dos pobres de Javé, que caminhava à luz do jeito de viver de Abraão buscando a terra da prometida, de caminho em caminho, de etapa em etapa. Uma peregrina e Aquela que convivia com a espiritualidade dos salmos. Uma buscadora de Deus que foi olhada de modo especial pelo Altíssimo.O anjo do Senhor se aproxima dela e pede que ele aceite acolher em seu seio Aquele que os céus não podem conter. Toda transparência, feita com o tecido da harmonia desde sua conceição, cheia de graça por privilégio do Alto, Ela aceita ser a Mãe transparente do Transparente.
Deus luminoso passa a ser o hóspede de seu Seio. A Imaculada é templo daquele que vem para dominar as forças do pecado e do mal.

Ela acolhe a chegada do Filho na simplicidade das coisas simples. Contempla, olha. Vê os pastores que chegam, coloca-se perto do silencioso José, vê depois o Menino crescer em idade e sabedoria diante de Deus e dos homens. Mulher escondida durante os anos de vida escondida de Jesus. Guardava as coisas no fundo do coração. Fez-se discretamente presente na vida pública do Filho, sempre discretamente.

Vamos encontrá-la ao pé da cruz na hora das horas de seu Filho. Ali, a Imaculada, permanece feito um soldado na fidelidade. Os escritores sacros dizem que Ela ali se ofereceu com o Filho. Ali Ela deve ter compreendido as palavras de Simeão que havia dito que uma espada de dor haveria de atravessar Seu coração. Ali Ela, muito unida ao Filho, sempre unida ao Filho, se associava à entrega do Gólgota. Maria Imaculada, Maria do Calvário.

Ora, essa mulher transparente e toda harmonia, a predestinada, a mulher do sim irrestrito, segundo o ensinamento da Igreja, não conheceu a corrupção da morte, mas vive hoje na Pátria da Glória com seu corpo glorificado.

Frei Almir Ribeiro Guimarães – Homilia Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.