28 de agosto de 2022

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1.7-14 ...




 


22º Domingo do Tempo Comum  - 28 de agosto de 2022 ...

1. Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.

E eles o observavam. 7. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:

8. “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9. e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.

10. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.

12. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor!

⚘ Senhor ... Se eu Te convido à minha casa, uma refeição se torna revelação. Tu observas meu jeito de ser anfitrião, meus critérios de seleção, o comportamento de meus convidados. E me mostras a imensa diferença entre os valores que já conheçoe a lógica do Céu, já acessível à minha humanidade.

A alegria verdadeira não está em ocupar o primeiro lugar e sim na experiência sempre gratuita e surpreendentevde um amigo que me revela o espaço que tenho em seu coração.

A felicidade duradoura não está na busca de retribuições e sim na descoberta de minha capacidade de amar de graça quem mais precisa, como simples filhos do Altíssimo. Por isso eu Te agradeço por Tua Palavra incômoda, mas gestante de conversão.

Obrigado por Teu engajamento em transformar minha mesa  minhas relações, meu coração  em um sacrário vivo de Tua Presença real neste mundo!

* Padre Francys Silvestrini Adão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.