27º Domingo do Tempo Comum - 8 de outubro de 2023 ...
Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo:
34. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
36. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37. Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39. Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram
40. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”
41. Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42. Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
43. Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
🥀 Senhor ... Tuas parábolas sempre descortinam meu olhar. Ao mesmo tempo, Tu dás acesso à santidade do Reino e desmascaras o anti-Reino agindo dentro de nós.
Ao falar com franqueza do roubo e da violência diante do dom, Tu conduzes Teus interlocutores a trazerem à Luz a falsa ideia que possuem sobre a justiça e a ação divinas.
Ignorando as Escrituras do Deus que exalta os desprezados, é em nome de um falso ídolo vingativo e matador que eles irão Te rejeitar e condenar à morte violenta numa cruz.
Revela-me, uma vez mais, Herdeiro da Vinha sempre nova, a maravilhosa obra divina da Entrega e do Resgate que aprendeste de Teu Pai.
Agradecido por Tua bondade e confiança, que eu dê bons frutos ao abraçar já, aqui na terra, a lógica do Reino do Céu, que não conhece contradição entre possuir e compartilhar, esvaziar e preencher, morrer e ressuscitar.🥀
* Padre Francys Silvestrini Adão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um espaço para você interagir comigo.
Deixe aqui seu comentário.